Terça-feira, Abril 30, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Leonardo Inocêncio reitera combate ao consumo de tabaco em locais públicos

    De acordo com a Angop, o secretário de Estado da saúde para a área hospitalar, Leonardo Inocêncio reiterou hoje (sexta-feira), em Luanda, o combate ao consumo do tabaco em locais públicos de forma a evitar o aumento de fumadores passivos e reduzir as doenças cancerígenas causadas pelo fumo.

    O responsável falava durante a cerimónia de abertura do I Simpósio internacional de biossegurança e controlo das infecções hospitalares, que decorre no âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que hoje se assinala (31 de Maio).

    Apelou à sociedade a conhecer e divulgar a lei que proíbe o consumo do tabaco em locais públicos.

    “Somos todos chamados a fazer parte desta lei em prol da saúde pública”, lembrando que o sector tem o compromisso de acelerar o controlo do tabaco e ao mesmo tempo avançar com a meta que visa reduzir o número de fumadores em 30 por cento até 2025.

    Referiu ser preocupante o número de adolescentes que fazem o uso de tabaco e de álcool por prazer sem pensarem nas consequências nocivas e ao mesmo tempo compromete o futuro da nação e das gerações vindouras.

    Por sua vez, a representante em exercício da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Angola, Fernanda Alves, referiu que o tabagismo é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo enfrenta actualmente.

    Acrescentou que em 2018 foram diagnosticados mais de trinta e nove mil 353 novos casos de cancro do pulmão e foram registadas 37 mil 748 mortes devido à doença, como consequência do consumo e da exposição passiva do tabaco.

    Apontou o consumo de tabaco como a principal causas da doença pulmonar obstrutiva crónica, que resulta em tosse crónica e dificuldade respiratória agonizante.

    No mundo cerca de 165 mil crianças morrem antes dos cinco anos de idade devido a infecções respiratórias agudas causadas pelo fumo passivo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    UE lança reflexão para rivalizar com o vasto plano de investimento global da China, especialmente em África

    O financiamento do Global Gateway da UE tem sido “muito disperso” e deve ser concentrado se quisermos ter alguma...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema