Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Kiev procura alternativas para exportar os cereais ucranianos

    A Ucrânia começou a enviar cereais para fora do país por caminho de ferro, para portos romenos. Há uma semana, a Croácia assinou um acordo com a Ucrânia, disponibilizando os seus portos, mas não é suficiente.

    O presidente ucraniano disse na sexta-feira que o seu país deve continuar a ser garante da segurança alimentar, sem fornecer detalhes de como tenciona exportar os cereais.

    Volodymyr Zelenskyy afirmou: “No que diz respeito às alternativas à exportação de cereais através do corredor de trânsito, estamos a fazer tudo o que é possível para garantir que a Ucrânia continue a ser um garante da segurança alimentar e que o nosso povo tenha acesso aos mercados mundiais.”

    No terreno, o exército russo relata mais sucessos na área de Kupiansk, na região de Kharkiv.

    Entretanto, Kiev ordenou uma evacuação de dezenas de aldeias da zona. Os militares ucranianos afirmam que a Rússia acumulou enormes forças na região, com o objetivo de tomar o controlo de Kupiansk, um importante ponto de passagem de transportes.

    A região foi ocupada pela Rússia logo após o início da guerra, tendo sido libertada em setembro de 2022.

    Na madrugada deste sábado, os sistemas de defesa aérea russos foram ativados em “várias zonas” da Crimeia anexada, segundo representantes das autoridades nomeadas por Moscovo.

    Os meios de comunicação ucranianos relatam ataques de drones e várias explosões nas zonas ocidentais da península, perto de uma base de armazenamento militar.

    Kiev continua a pedir insistentemente aos aliados ocidentais mais armas para combater as forças invasoras. Face às reticências alemãs em fornecer os mísseis de cruzeiro, Taurus, por receio de uma escalada na guerra, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia garante que estes mísseis só serão utilizado dentro do país.

    Numa mensagem no X (ex-Twitter), Dmytro Kuleba escreveu: “Os mísseis de longo alcance revelaram-se cruciais. É por isso que o Taurus e o ATACMS são essenciais para o sucesso da Ucrânia, e estamos a pedir aos nossos parceiros que nos forneçam esses mísseis o mais rapidamente possível. Estes dois mísseis só serão utilizados dentro das nossas fronteiras. Quanto maior for o alcance dos mísseis, mais curta será a guerra”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema