Segunda-feira, Abril 29, 2024
15.8 C
Lisboa
More

    Cabo – Verde: Presidente preocupado com saída de jovens para o estrangeiro

    O Presidente cabo-verdiano mostrou-se preocupado com a saída de jovens do país, ao presidir na cidade dos Mosteiros, na ilha do Fogo, a sessão solene da Assembleia Municipal dos Mosteiros, acto que marca o início das festividades do Dia do Município e da Santa Padroeira, que se comemora na próxima terça-feira. José Maria Neves disse que nos últimos tempos tem-se registado uma saída sem precedentes de cabo-verdianos para o exterior, sejam quadros qualificados, sejam não qualificados, mas sobretudo jovens que querem sair para procurar outras oportunidades lá fora.

    Para o Presidente da República, José Maria Neves, é necessário repor a mão-de-obra que tem saído, observando que esta saída cria espaços vazios no tecido produtivo, económico e sociocultural, que devem ser preenchidos, e formatar as políticas públicas para responder a este impacto de saída de quadros.

    O chefe de Estado cabo-verdiano discursava na sexta-feira na sessão solene da Assembleia Municipal dos Mosteiros, na ilha do Fogo, evento que marca o início das festividades do Dia do Município e da Santa Padroeira, que se comemora na próxima terça-feira. Foi na autarquia de Mosteiros que o chefe de Estado reconheceu o trabalho das autoridades locais na exploração das potencialidades humanas e financeiras para o desenvolvimento socioeconómico local. José Maria Neves felicitou o presidente da câmara dos Mosteiros, Fábio Vieira, que deverá assumir no mês de Setembro a presidência da Associação dos Municípios Fogo/Brava, destacando as “enormes responsabilidades” que o autarca terá no desenvolvimento das localidades.

    Na quarta-feira passada, 09 de Agosto, o presidente da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), Fidel Cardoso de Pina, foi à Presidência da República manifestar a José Maria Neves a sua preocupação em relação à saída de jovens quadros do país. Fidel de Pina disse que a saída de jovens “pode colocar em causa o futuro do país como a perda massiva de quadros cabo-verdianos, falta de ecossistemas e de políticas públicas para a juventude devido à falta de confiança no Governo”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema