Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Cabo Verde tem dificuldade em identificar comportamentos de violência

    Assinala-se este sábado, 25 de Novembro, o dia internacional para Eliminação da Violência contra as Mulheres. Em Cabo Verde, a presidente do Instituto para a Igualdade e Equidade do Género, Marisa Carvalho, considera "assustador" que haja casos de violência que levam à morte, sem denúncias, lamentando o facto de a instituição não conseguir actuar nesses incidentes.

    A presidente do Instituto para a Igualdade e Equidade do Género de cabo Verde, admite que o mais assutador são “os casos onde sabemos que há mortes, mas que não há denuncias prévias”.

    Marisa Carvalho reconhece que nestes casos é mais complicado actuar “na prevenção” ou prestar “assistência” às vítimas de violência.

    A responsável refere que este ano uma das preocupações continua a ser” a normalização e banalização dos comportamentos” mais violentos”, sublinhado que a sociedade cabo-verdiana continua a ter dificuldade em identificar comportamentos de violência

    Marisa Carvalho alerta que essa postura pode contribuir para que “os comportamentos evoluam para situações que acabem da pior forma”.

    De acordo com a agência de noticias Lusa, o número de novos processos nos tribunais cabo-verdianos relacionados com crimes de Violência Baseada no Género (VBG) aumentou 5,7% no último ano judicial (2022-23) face ao ano anterior, fixando-se em 1.971, de acordo com o Ministério Público.

    Com estas entradas e os casos que estavam por resolver, o número de processos pendentes aumentou 16,2% no último ano judicial, passando para 2.688.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema