Sábado, Maio 18, 2024
19 C
Lisboa
More

    Justiça equatoriana ordena libertação de sueco ligado a Assange

    A Justiça do Equador ordenou nesta quinta-feira a libertação do sueco Ola Bini, acusado de ataques a sistemas de informática e vinculado a Julian Assange, por considerar que sua detenção foi “arbitrária”.

    Um tribunal da Corte Provincial de Pichincha aceitou, com dois votos a favor e um contra, o recurso de habeas corpus apresentado pela defesa do sueco, detido quando tentava viajar ao Japão em 11 de abril.

    No mesmo dia, avança a AFP, Quito retirou o asilo de Assange, que estava refugiado desde 2012 na embaixada equatoriana em Londres.

    “Efetivamente aconteceu uma violação do direito à liberdade de Bini, cuja detenção foi ilegítima e arbitrária”, afirmou o juiz Patricio Vaca.

    Bini saiu da prisão poucas horas depois da audiência.

    “Hoje demonstramos minha inocência pela primeira vez e vamos continuar demonstrando minha inocência”, declarou.

    O sueco agradeceu aos juízes por demonstrarem que “o processo é ilegal”.

    Bini permanecerá em liberdade durante o processo, mas deve se apresentar periodicamente às autoridades e está proibido de deixar o país.

    Depois de revogar o asilo de Assange, fundador do WikiLeaks, o governo equatoriano denunciou que uma pessoa próxima ao australiano estava envolvida em um plano de desestabilização contra o presidente Lenín Moreno.

    Assange, 47 anos, deve cumprir um ano de prisão em Londres por ter violado a liberdade condicional quando, em 2012, buscou refúgio na embaixada do Equador para não ser extraditado à Suécia, onde era investigado por supostos crimes sexuais.

    Após a detenção de Assange, a justiça dos Estados Unidos apresentou 18 acusações contra o australiano e solicitou sua extradição. A decisão da justiça britânica sobre o pedido de Washington será divulgada em fevereiro de 2020.

    As acusações contra Assange se referem à obtenção e divulgação de informações secretas pelo WikiLeaks em 2010, quando o site publicou centenas de milhares de documentos militares e diplomáticos confidenciais.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema