Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.7 C
Lisboa
More

    Israelitas querem investir na Agricultura em Cuanza Norte

    Investidores israelitas manifestam interesse em explorar as potencialidades agrícolas do Cuanza Norte, considerada uma região de Angola dotada de grandes extensões de terras aráveis, água em abundância e clima adequada para a prática da agricultura.

    Esta é a realidade que levou o embaixador do Estado de Israel, Oren Rozenblat, a manter um contacto com as autoridades da província do Cuanza Norte, nesta terça-feira, visando o estabelecimento de parcerias no ramo agrícola.

    À sua chegada à região, Oren Rozenblat encontrou-se com o governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos a quem apresentou a intenção de investidores israelistas em desenvolverem a actividade agrícola na província e partilhar a larga experiência que dispõem no ramo, com os empresários e produtores locais.

    O embaixador disse que a visita enquadra-se nas iniciativas da sua representação diplomática de reforço da cooperação com Angola em vários domínios, com destaque para a agricultura.

    Disse ser intenção do seu país, ajudar Angola a desenvolver a agricultura, considerada uma das principais áreas de investimento do seu país, que apesar de possuir uma grande extensão de terras desérticas, escassez de água e clima impróprio, tem desenvolvido uma agricultura em grande escala, fruto dos avanços tecnológicos e cujas experiências têm estado a partilhar com outras regiões do mundo.

    Apontou Angola como um país privilegiado em matéria de terras e clima para a prática da agricultura e o Cuanza Norte uma referência. Por isso, apresentou a disponibilidade dos empresários isrealitas em apoiar os produtores da província a passarem da agricultura de subsistência para uma produção em grande escala, visando o reforço da diversificação da economia nacional.

    “Manifestamos o interesse do governo Israelita em usar a sua experiência para ajudar Angola em termos de tecnologia, visando o aumento da produção nacional e assegurar a autossuficiência alimentar do país, com o reforço do investimento na cultura de cereais, criação, produção de carne e ovos”, manifestou o diplomata.

    Por seu turno, o governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos enalteceu o interesse dos empresários isrealitas em investir no sector agrícola da província e manifestou a disponibilidade do governo local em tudo fazer para que a pretensão seja concretizada, a julgar pelo potencial da região em termos de terras aráveis, clima e grandes reservas hídricas.

    Na ocasião, o embaixador foi ainda informado do potencial económico da província, localização geográfica, vias de comunicação, clima, caracterização dos solos, recursos hídricos e potencial turístico.

    Na sua visita de algumas horas à província, o embaixador Oren Rozenblat fez-se acompanhar de uma delegação de empresários israelitas. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema