Domingo, Maio 12, 2024
14.5 C
Lisboa
More

    Índia anuncia ao mundo que possui a “mãe das bombas nucleares”

    O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou que a sua nação tem a “mãe das bombas nucleares”, e é por isso que Nova Deli nunca cederá ao que ele descreveu como chantagem nuclear do Paquistão.

    “Nós temos a bomba mais nuclear de todas (a mãe das bombas nucleares). Eu decidi dizer a eles, façam o que quiser [mas vamos retaliar]. No passado, o nosso povo chorava e dava volta ao mundo para dizer que o Paquistão fez isso e fez aquilo […] Agora é a vez de o Paquistão chorar”, ressaltou Modi.

    “Os dias em que Índia cedia a ameaças ficaram para trás. Esta é uma nova Índia que vai atacar os terroristas bem dentro de esconderijos do outro lado da fronteira”, acrescentou Modi.

    Antes, Modi deixou claro que os ataques da IAF contra a “instalação terrorista” serão a nova política da Índia, adicionando que “A Nova Índia vai matar terroristas invadindo as suas tocas”.

    O major-general do Exército paquistanês, Asif Ghafoor, por sua vez, afirmou à Sputnik no fim de março que Islamabad — capital paquistanesa — exclui a possibilidade de uso de armas nucleares, vendo-as como uma ferramenta de dissuasão para evitar guerras reais.

    “Desde que nos tornamos abertamente nucleares, como a Índia também, em 1998, nosso posicionamento é que essa capacidade elimina a possibilidade de uma guerra convencional entre os dois países. Ou seja, trata-se de uma arma de dissuasão e de uma escolha política. Nenhum país equilibrado possuidor de capacidades [nucleares] falaria em usá-las”, enfatizou Ghafoor.

    A onda de declarações contextualiza as tensões existentes entre a Índia e o Paquistão, que se agravaram no fim de fevereiro, quando cada lado teria perdido um avião de guerra durante combate sobre a Caxemira.

    A batalha aérea de 27 de fevereiro veio um dia depois de a Força Aérea indiana lançar ataque em Pulwama contra o que Nova Deli disse ser um acampamento de Jaish-e-Mohammad, sendo os membros desse grupo considerados terroristas pela Índia e estão localizados em solo paquistanês através da chamada Linha de Controle, separando as áreas controladas pela Índia e pelo Paquistão da Caxemira.

    O ataque aéreo indiano foi precedido por um ataque de Jaish-e-Mohammad à força policial paramilitar indiana na Caxemira em meados de fevereiro, que matou mais de 40 militares. Enquanto a Índia acusou o Paquistão de apoiar os militantes e ter uma “mão direta” no incidente, o Paquistão rejeitou as acusações.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Suíça vence festival de música Eurovision

    A Suíça ganhou na madrugada deste domingo (12, noite de sábado no Brasil), com a canção “The Code” de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema