Segunda-feira, Maio 13, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Imigrantes do Ocean Viking desembarcarão em Malta

    Os 365 migrantes socorridos no Mar Mediterrâneo pelo barco humanitário Ocean Viking vão poder desembarcar na ilha de Malta. Um acordo foi obtido nesta sexta-feira, os migrantes serão, em seguida, distribuídos por seis países europeus.

    Segundo avança a RFI, foram necessários 14 dias para que se encontrasse uma solução para os passageiros do barco humanitário da SOS Méditerranée e da MSF.

    França, Alemanha, Portugal, Roménia, Luxemburgo e Irlanda serão os destinos dos migrantes socorridos pelo navio.

    Ambas as organizações que afretam a embarcação reclamam um mecanismo de desembarque europeu, por as negociações individuais não serem uma solução sustentável.

    Apesar de os migrantes desembarcarem em La Valette, capital de Malta, nenhum dentre eles deve permanecer neste pequeno Estado europeu do Mediterrâneo.

    A maioria dentre eles seriam sudaneses, os passageiros do barco foram resgatados em quatro operações distintas de salvamento, cerca de cem menores constam do grupo.

    A autorização de desembarque do Ocean Viking ocorre menos de três dias após os migrantes do barco Open Arms ter acostado na ilha italiana de Lampedusa, após 19 dias de espera.

    E isto na sequência de uma decisão de justiça, não obstante a recusa das autoridades transalpinas, nomeadamente o ministro do interior, Matteo Salvini.

    Este é um desfecho com o qual se congratula Ana Lemos, directora geral da MSF Brasil, a Médicos sem fronteiras, uma das entidades que afretava o navio, embora apelando a que no futuro um mecanismo europeu possa responder a crises deste género.

    A MSF e a SOS Méditerranée contam voltar quanto antes ao mar por forma a procurar salvar o maior número de vidas possíveis de pessoas que arriscam o mar para deixar o norte de África rumo à Europa.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estudos sobre Angola devem focar-se na multiculturalidade

    Os estudos sobre Angola devem ter em conta o seu aspecto multicultural, pois seguem uma cadência de cultura heterogénea,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema