Quinta-feira, Maio 23, 2024
12.7 C
Lisboa
More

    Quarenta e um projectos diversos devem ser executados em 2014

    Quarenta e um projectos diversos, de impacto socioeconómico, vão ser executados no decurso do ano de 2014, na província do Huambo, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) do governo local.

    Director do Gabinete de Estudo e Planeamento, Victor Chissingui (Foto: Edilson Manuel Domingos)
    Director do Gabinete de Estudo e Planeamento, Victor Chissingui (Foto: Edilson Manuel Domingos)

    Ao anunciar hoje (sexta-feira) o facto, à Angop, o director do Gabinete de Estudo e Planeamento, Victor Chissingui, informou constar, entre as prioridades, projectos dos sectores da educação, saúde e urbanismo.

    A lista de projectos prossegue com os sectores da habitação, energia e água, desporto, além de acções que visam combater a fome e a pobreza nas comunidades.

    Afirmou estar prevista a construção de 22 escolas do ensino primário, cada uma com 12 salas de aulas (nos bairros periféricos da cidade do Huambo) e a edificação da escola técnica de saúde, no município do Huambo.

    A escola técnica de saúde está projectada para ter 30 salas de aulas. Completam os projectos, no sector da educação, a edificação de quatro escolas do II ciclo do ensino secundário (com 26 salas de aulas cada uma) nos municípios do Huambo, Caála, Longonjo e Cachiungo.

    No sector da saúde serão reabilitadas, ampliadas e equipadas várias unidades sanitárias, construção do novo Centro de Reabilitação Física, na periferia da cidade do Huambo, e centros de saúde de referência nos 11 municípios.

    Na área do Urbanismo e Habitação, referiu, vão ser construídas 50 residências, para além das que estão na fase final nos municípios do Chinjenje, Ucuma, Longonjo, Cachiungo, Mungo, Londuimbali, Chicala-Cholohanga e Ecunha.

    Com vista a facilitar o acesso a água potável às populações, o director do Gabinete de Estudo e Planeamento disse que o PIP para este ano prevê a construção de 63 pequenos sistemas de abastecimento deste líquido nas zonas rurais, isto no quadro do projecto “Água para todos”.

    Victor Chissingue anunciou a requalificação do estádio do Electro, nos arredores da cidade do Huambo, assim como a continuação da segunda fase da construção do estádio da Caála, apoio às associações desportivas, entre outras acções que contribuirão para massificar as diversas modalidades na região.

    Informou que a requalificação e reabilitação de lancis, passeios e jardins da cidade do Huambo, assim como a reabilitação, ampliação e pavimentação de várias estradas do município do Huambo, bem como a melhoria da zona envolvente da pesagem de nível de São Pedro até a Sé Catedral, com calçada, quadras desportivas e zonas de lazer, constam também do PIP.

    O director do Gabinete de Estudo e Planeamento do Governo do Huambo informou, igualmente, que dentro do programa de combate à fome e a pobreza está prevista a construção de esquadras policiais, instalações de para-raios em todos os municípios da província, com realce para as circunscrições que mais sofrem com este fenómeno natural.

    A melhoria das condições de trabalho dos camponeses, com vista a se elevar os níveis de produção agro-pecuária, também faze parte das prioridades do governo local, dentro do seu programa de investimentos públicos.

    Victor Chissingui disse que o principal objectivo da execução da Programa de Investimentos Públicos, que em relação ao ano transacto observou um aumento de 14 porcento, é a melhoria da qualidade de vida das populações.

    Deste modo, considerou positiva a execução do PIP do ano 2013, tendo realçado que foi executado financeiramente na ordem de 98 porcento e física de 92 porcento. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Espanha e Irlanda tentam que UE se incline para o reconhecimento da Palestina

    A decisão de mais três países, incluindo dois da UE, de reconhecerem a Palestina como Estado é simbólica, mas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema