Sexta-feira, Maio 17, 2024
19.2 C
Lisboa
More

    Huambo: Campanhas de vacinação contra a raiva serão intensificadas

    (DR)
    (DR)

    Huambo – O serviço provincial de veterinária no Huambo projecta, para o próximo ano, o reforço das campanhas de vacinação contra raiva, através da imunização de cães, gatos e macacos, bem como fiscalizar os produtos de origem animal, visando melhorar a situação epidemiológica da região.

    A chefe do departamento provincial dos Serviços de Veterinária, Berta Teresa, ao apresentar, quarta-feira, “a situação zoo-sanitária e saúde pública veterinária” no 7º conselho consultivo alargado da Direcção da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, deu a conhecer que alguns bairros periféricos da cidade do Huambo e os municípios do Ecunha e Londuimbali são endémicos.

    Segundo ela, a situação da raiva na província do Huambo está a preocupar as autoridades sanitárias locais, assim como a população, uma vez que ao longo deste ano 20 pessoas morreram por causa desta doença transmitida, essencialmente, por mordeduras de cães, gatos e macacos.

    Para tal, explicou que a instituição pretende reforçar igualmente a assistência técnica do efectivo pecuário e a execução dos programas de desenvolvimento pecuário, das campanhas profiláticas e a inspecção sanitária.

    A responsável considera a raiva uma séria ameaça para a saúde pública, tendo apelado os criadores de amimais causadores desta doença no sentido de respeitarem o calendário de vacinação e os cuidados básicos, para evitar propagação da epidemia.

    Fez saber ainda que a pneumonia contagiosa bovina, peste suína africana, doenças de newcastle, dermatofilose, equinococose, sarna bovina, cisticercose suína e a sarna são as principais doenças registadas aos animais domésticos pelos serviços de veterinária, ao longo deste ano, e que podem ser transmitidas aos humanos.

    Berta Teresa explicou que, para o controle da saúde pública, os técnicos dos serviços veterinários têm realizado actividades de vigilância epidemiológica activa nos campos, controlo do trânsito animal e a inspecção de produtos e sub-produtos de origem animal, derivados de carne, leite, ovos e pescados.

    Para tal, a chefe do departamento provincial dos Serviços de Veterinária, Berta Teresa, solicita o aumento de mais técnicos, sem no entanto, avançar números. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema