Segunda-feira, Maio 6, 2024
16.6 C
Lisboa
More

    Hospital Geral de Luanda carece de recursos humanos

    O Hospital Geral de Luanda (HGL) precisa de mais recursos humanos, para melhorar a assistência à população, segundo o seu director-geral, Carlos Zeca.

    “É o maior hospital de referência em Luanda e funciona apenas com 558 trabalhadores, dos 2.046 determinados no quadro orgânico”, sublinhou Carlos Zeca, acrescentando que o Hospital Geral de Luanda tem apenas 38 por cento da força de trabalho necessária, havendo a necessidade de enquadramento de mais 1.488 trabalhadores.

    Em declarações à imprensa, durante uma visita da governadora provincial de Luanda, Carlos Zeca disse acreditar que a situação da falta de recursos humanos poderá ser resolvida o mais rápido possível, apesar da crise que o país está a viver.

    “O país vive uma crise de poucos recursos alocados ao sector da Saúde, mas pensamos que a situação vai se reverter”, disse Carlos Zeca.

    Realçou que a malária continua a ser a principal causa de mortalidade no Hospital Geral de Luanda.

    “A malária constitui 19 por cento das doenças que diariamente são registadas, seguindo-se a hipertensão arterial, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e traumatismos resultantes de acidentes e de outras causas”, disse.

    Carlos Zeca sublinhou que o HGL vai incrementar as acções de reforço da educação sanitária e incentivar as comunidades a construírem e usarem correctamente os mosquiteiros, latrinas, bem como queimar ou enterrar o lixo.

    Atendimento

    Os quatro bancos de urgência do HGL atendem, diariamente, 350 a 400 pacientes, dos quais mais de 40 são internados.

    O director-geral do hospital apontou a malária, febre tifóide, doenças respiratórias agudas, hipertensão arterial, doenças diarreicas agudas e diabetes como as doenças mais frequentes.

    Carlos Zeca explicou que o serviço de hemodiálise do hospital, que funcionava com três turnos, foi reforçado com mais um, perfazendo um total de quatro por dia. Explicou estarem a realizar apenas cirurgias urgentes, além de consultas em quase todas as especialidades.

    Publicidade

    spot_img
    FonteJA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Boeing estuda parceria estratégica com Angola

    O presidente da Boeing para a América Latina e Caraíbas e presidente dos assuntos globais da Boeing, Landon Loomis,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema