Domingo, Abril 28, 2024
12.3 C
Lisboa
More

    Governador reafirma aposta em quadros capazes

    O governador de Benguela, Luís Nunes, reafirmou esta terça-feira, nesta cidade, a aposta em quadros técnicos qualificados para realização dos diversos projectos na província.

    Luís Nunes, que falava durante a cerimónia de cumprimentos de fim-de-ano, disse ser motivante para todos, ver os projectos tornarem-se realidade com a qualidade desejada,

    Porém, lembrou que de nada valem estruturas, meios e equipamentos, sem que haja capital humano capaz de os operacionalizar, com disciplina, conhecimento técnico e eficácia.

    Por isso, defendeu a contínua aposta na formação de quadros qualificados e capazes de materialiazar as várias acções.

    “Há um ano, anunciava aqui acções de desenvolvimento estrutural que hoje são uma realidade, facto que nos orgulha e nos motiva para fazermos mais e melhor”, realçou o governador.

    Luís Nunes fez uma retrospectiva dos projectos realizados, com destaque para os sectores da saúde, educação, energia, águas e infra-estruturas, tanto nas cidades do litoral como do interior.

    Falou sobre a construção de novas unidades escolares, devidamente equipadas, para dar resposta às exigências emergenciais com ênfase para o Campus Universitário da Catumbela. Esta estrutura agrega todas as unidades da Universidade Katyavala Bwila.

    Referiu-se também sobre o Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) que ganhou novas instalações e condições de funcionamento.

    Ainda sobre a Educação, sublinhou o investimento efectuado no ensino geral, com o objectivo de suprir as necessidades da população relativamente à inserção de mais crianças no sistema de ensino.

    Quanto a Saúde, entre muitas concretizações, tanto urbanas como no interior, destacou a conclusão do Hospital da Baía Farta e os novos serviços de especialidade do Hospital Geral de Benguela, dando como exemplo o Centro de Hemodiálise e a construção de inúmeras unidades de saúde nos diferentes municípios.

    Em termos de infra-estruturas públicas de base, o governador referiu-se sobre as obras emergenciais das cidades de Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta.

    Neste aspecto, falou sobre sobre a realização integral da avenida Serpa Pinto, em Benguela, recentemente inaugurada, assim como da estrada que dá acesso ao Campus Universitário, na Catumbela, bem como as avenidas Sócrates Dáskalos, Salvador Correia e Cerveira Pereira, todas no Lobito.

    “As obras de asfaltagem das sedes municipais do Cubal, Ganda e Balombo, também já são uma realidade”, frisou.

    Quanto a energia e águas, o governador falou do arranque das obras das infra-estruturas de abastecimento do líquido à zona alta do Lobito e do reforço da capacidade de produção da Estação de Tratamento de Águas do Luhongo.

    Aproveitou para agradecer os empresários locais, agentes económicos e a sociedade civil em geral, pela parceria com o Governo Provincial, que, segundo Luís Nunes, tem contribuído para o crescimento da província.

    “A todos que me acompanham nesta missão, quero reiterar a minha confiança e relembrar que somos uma equipa, em que todos têm uma função importante”, afirmou.

    Luís Nunes fez questão de frisar que representam uma instituição que deve ser respeitada e credibilizada através do desempenho profissional e técnico, e, sobretudo, pela conduta social e de cidadania.

    Condenou a acção daqueles que utilizam as redes sociais para atacar e descredibilizar pessoas e instituições, com a difusão de informações falsas e caluniosas.

    Destacou as valências co Corredor do Lobito para a economia do país, com as suas estruturas principais sedeadas na província de Benguela, como o Caminho de Ferro e o Porto Comercial, no qual se destacam os terminais de contentores e mineraleiro.

    A província de Benguela tem uma população estimada em cerca de dois milhões e meio habitantes, é composta por 10 municípios, e tem grandes potencialidades nas áreas agrícola, piscatória, turística e na pecuária, Possui ainda o segundo maior parque industrial do país.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Julgamento de Trump testa estratégia de campanha de aproveitar publicidade ruim

    Reuniões com dignatários estrangeiros na Trump Tower. Uma visita encenada a uma loja de conveniência no Harlem, bastião democrata...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema