Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.7 C
Lisboa
More

    Governador de Luanda defende novos corredores urbanístico

    Governador de Luanda durante sua intervenção no evento (Foto: Lucas Neto)
    Governador de Luanda durante sua intervenção no evento (Foto: Lucas Neto)

    O governador da província de Luanda, Graciano Domingos, defendeu hoje (sexta-feira), nesta cidade, a necessidade da criação de novos corredores de desenvolvimento urbanístico para uma ocupação mais equilibrada do território nacional.

    O governante fez este pronunciamento durante o acto de abertura do IV Conselho Consultivo do Ministério do Urbanismo e Habitação, que decorre sob o lema “Infraestruturar para garantir uma habitação condigna” e presidência do titular da pasta, José da Conceição e Silva.

    Para Graciano Domingos, a realização deste evento surge num momento oportuno por abordar e discutir aspectos de extrema importância, que permitirão alterar o actual quadro do desenvolvimento urbano do país e da província de Luanda, em particular.

    O governador provincial referiu que o crescimento desordenado da malha urbana, com insuficientes infra-estruturas básicas de apoio, que se verifica em Luanda resulta da má conduta dos citadinos que procuram por si só resolver os seus problemas sem solicitar à estrutura administrativa serviços sociais indispensáveis à vida urbana.

    O governante apontou a concentração de investimentos públicos e de vários serviços no centro da cidade, ao longo dos últimos anos, como principais factores que têm agravado a situação urbanística e a consequente expansão dos musseques, originando um movimento caótico na circulação rodoviária de Luanda.

    Graciano Domingos reconheceu o esforço do Executivo na elaboração e aprovação de planos directores municipais, do plano geral metropolitano de Luanda, bem como do plano de desenvolvimento provincial, que contêm directrizes pragmáticas e programáticas de intervenção multissectorial que irão alterar a maneira de gestão e ocupação do solo na capital do país.

    O governador considerou fundamental a perspectiva de desenvolvimento assente no ordenamento do território, por estabelecer uma relação de casamento entre o planeamento territorial e económico.

    Participam do certame os secretários de Estado do Urbanismo e Habitação, vice-governadores provinciais, administradores municipais e directores nacionais e provinciais do sector.

    O tema do encontro reflecte os principais desafios do sector constantes no Programa Nacional de Urbanismo e Habitação, em execução em todo território nacional.

    Durante o evento serão abordadas questões ligadas ao desenvolvimento urbano e habitacional de Angola, nomeadamente “os subprogramas dos 200 fogos por município”, “construção de centralidades” e “a infra-estruturação das reservas fundiárias”.

    As “apresentações dos relatórios do estado de ordenamento do território”, “estado de elaboração de instrumentos de ordenamento do território” e o “ plano de revitalização do IGCA” constam igualmente da agenda de trabalhos.

    No evento será ainda apresentado o programa de investimentos públicos do MINUHA para o ano 2015 – revisto, bem como a avaliação do grau de cumprimento das recomendações saídas do terceiro Conselho Consultivo Alargado/2014. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema