Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Fraco domínio da língua portuguesa é um dos constrangimentos do ensino

    Pinda Simão-Ministro da Educação (Foto: António Escrivão)
    Pinda Simão-Ministro da Educação (Foto: António Escrivão)

    Um dos grandes constrangimentos que se verifica no sistema de ensino em Angola é o fraco domínio da língua portuguesa pelos alunos e até mesmo por alguns professores, advogou hoje, quinta-feira, em Luanda, o ministro da Educação, Pinda Simão.

    Falando à imprensa, a margem do III Congresso Internacional de Língua Portuguesa, que decorre na capital angolana até ao próximo dia 20, Pinda Simão disse que a referida limitação afecta o desempenho dos alunos nas salas de aula.

    “Em relação à educação, disse, a língua portuguesa é aquela que o professor utiliza na sala de aulas para fazer a transmissão de conhecimentos, portanto, ela é fundamental e importante, porque do seu domínio depende o sucesso do ensino”.

    Segundo o governante, o sucesso escolar em Angola depende em grande medida em duas disciplinas, a Língua Portuguesa e a Matemática.

    “O domínio da língua portuguesa também é um dos pressupostos dos resultados que pretendemos alcançar em outras disciplinas, porque o seu maior entendimento permite que haja maior compreensão, melhor interpretação e melhor análise das perguntas, preocupações que são vividas a nível das outras disciplinas”, afirmou.

    O ministro realçou que existem locais onde a língua portuguesa está a ser bem aplicada no sistema de ensino, de acordo com o que está orientado, com os planos curriculares, os programas e a metodologia de ensino.

    Para aquelas áreas onde ainda se denota dificuldades, Pinda Simão defende a continuação do trabalho, dando primazia à formação de professores, sobretudo de língua portuguesa, porque do seu trabalho depende o que se pretende em termos de melhoria do nível de ensino.

    “Como sabem, ainda muitos erros são cometidos, há dificuldades de interpretação e análise que são factores que afectam o nosso desempenho na sociedade”, observou.

    Na sua óptica, a língua portuguesa, além de ser de ensino, também estabelece a ponte entre os vários povos que constituem Angola, por isso é uma língua de unidade nacional.

    A Universidade Jean Piaget de Angola está a realizar, até ao próximo dia 20 do corrente, o III Congresso Internacional de Língua Portuguesa, sob o lema “Unidade na Diversidade”, com o intuito de congregar numa única mesa de debates a comunidade lúsofona.

    O evento conta com a participação de especialistas oriundos de Angola, Brasil, Portugal, Cabo Verde, São tomé e Prícipe, Moçambique e Timor Leste. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    1 COMENTÁRIO

    1. Se o fraco domínio da Língua Portuguesa e um dos maiores problemas encontrados em alguns alunos e professores, porque que o ministério da Educação opta ir em algumas universidades de angola, no caso o ISCED, entrar em contacto com o ministério do Ensino Superior e recolher-se alguns estuantes e irem para Portugal e Brasil para aprofundarem a língua… E uma questão Quando e que o senhor Ministro pensa em Angola ter Gramatico e uma cadeia de letras. Eu como estudante de língua portuguesa, digo que ate em algumas universidades onde há ciências Sociais, eliminam a língua portuguesa no primeiro semestre, oque espera se e claro que e não saber fazer o enquadramento morfológico, mas alguns entram mesmo assim na Educação, os competentes que sabem falar são excluídos. Outro sim e a adaptação de alguns professores locionarem a disciplina que ele não dominou durante o seu processo de formação, estudou Biologia leciona português, esse e o grande problema que a educação esta a enfrentar, o não saber falar e escrever…

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema