Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Formação: Executivo projecta ensino superior de Hotelaria e Turismo

    Hotel Baía em Luanda. Foto DR
    Hotel Baía em Luanda.
    Foto DR

    Luanda – Os ministérios da Hotelaria e Turismo (Minhotur) e do Ensino Superior estão a estudar a implementação do curso superior de Hotelaria e Turismo numa faculdade pública, afecta à Universidade Agostinho Neto, com vista a pôr fim à dependência da formação de quadros em instituições privadas ou no exterior.

    A informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo director nacional das Actividades Turísticas do Minhotur, Januário Marra, quando dissertava sobre “Produto turístico e organização do produto”, no 3º Congresso dos Empreendedores dos Países de Língua Portuguesa, aberto segunda-feira e com término agendado para dia 18 deste mês.

    De acordo com o responsável, a nível de Angola, o curso superior de Hotelaria e Turismo é apenas ministrado na Universidade Privada de Angola (UPRA) , o que influencia na  carência de técnicos superiores nesta área, em todo o país, e no ainda deficitário atendimento ou prestação de serviço no sector.

    Acrescentou (sem adiantar datas) que com a iniciativa,  o Executivo pretende também reforçar o sistema nacional de ensino e estimular os cidadãos a optarem em estudar no país, invés de continuar-se a recorrer em países como a África do Sul, Portugal, Brasil, Inglaterra e nos Estados Unidos, entre outros.

    Neste momento, disse Januário Marra, Angola dispõe de cinco escolas básicas de hotelaria e turismo que não funcionam em condições –  uma em Cabinda que forma anualmente 90 estudantes e uma privada pertencente à empresa Maboque (com a mesma média de formação/ano).

    Além destas, conta ainda com uma afecta ao Ministério da Administração Pública Trabalho Segurança Social (Maptss), localizada em Talatona – Luanda, a Escola de Hotelaria de Luanda e um instituto médio privado, todos a formarem, de igual modo, mais de 50 pessoas anualmente, sem contar as formações on-job (no trabalho).

    O director nacional das Actividades Turísticas do Minhotur disse também, na ocasião, que o ministério está a trabalhar seriamente na melhoria e reforço do sector, incentivando o surgimento de novos hotéis, restaurantes, agências de viagens, escolas de formação técnico-profissional, entre outras acções contidas no Plano de Desenvolvimento do Turismo (PDT).

    Organizado pela Prestígio  (Liga dos jovens empresários e executivos de Angola), o 3º Congresso dos Empreendedores dos Países de Língua Portuguesa decorre sob o lema “Crescimento, desenvolvimento e parcerias” e conta com quase duas centenas de empreendedores de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, Portugal, Brasil, Timor Leste e S.tomé e Príncipe.

    O primeiro congresso realizou-se no dia 05 de Maio de 2011, na cidade do Porto, em Portugal, e o segundo a 30 de Maio do ano passado, em Vitória do Espírito Santo (Brasil). (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema