Sexta-feira, Maio 17, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Fernando Santos confirmado oficialmente como selecionador

    (Foto: Bogdan Cristel/Reuters)
    (Foto: Bogdan Cristel/Reuters)

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou esta manhã que Fernando Santos é o novo selecionador nacional. A apresentação do técnico está marcada para quarta-feira, às 12h30, na sede do organismo.

    Aos 59 anos, Fernando Santos chega a treinador principal da seleção portuguesa de futebol. No currículo traz a experiência de selecionador da Grécia e de treinador do Estoril, Estrela da Amadora, FC Porto, AEK Atenas, Panathinaikos, Sporting, Benfica, e PAOK Salónica.

    Fernando Manuel Fernandes da Costa Santos nasceu a 10 de outubro de 1954 em Lisboa. Formado em engenharia eletrónica e telecomunicações, seria o mundo do futebol que lhe daria projeção internacional. Como jogador passou pelas camadas jovens do Benfica e faria toda a carreira no Estoril-Praia, à exceção da época de 1979/80 ao serviço do Marítimo.

    De defesa passaria a treinador, passando os primeiros anos desta faceta da carreira como técnico do Estoril-Praia. Em 1994/95 passaria para o Estrela da Amadora. Seguiu-se o FC Porto, que levaria à conquista do título nacional em 1998/99, o quinto consecutivo da equipa nortenha. Ficaria por isso conhecido como “o engenheiro do penta”.

    Na Grécia conquistou uma taça em 2001/02 pelo AEK para regressar a Portugal ao comando do Sporting em 2003/04. As duas temporadas seguintes foram passadas em solo grego, antes de voltar a Portugal, desta feita para treinar o Benfica. Um terceiro lugar no campeonato de 2006/07 seria determinante para ser substituído depois da primeira jornada da época seguinte.

    De regresso à Grécia, Fernando Santos ficou três épocas ao serviço do PAOK e outras quatro com a seleção helénica, que acabaria por levar aos quartos de final do Euro2012 e aos oitavos de final do Mundial2014. Acabaria por ser suspenso por oito jogos, mas o Comité de Apelo da FIFA ainda vai avaliar o recurso ao castigo.

    Sucessor de Otto Glória

    Fernando Santos repete agora o feito só antes alcançado por Otto Glória. O brasileiro também foi selecionador de Portugal e treinador de Benfica, FC Porto e Sporting. Porém, Otto Glória só ficou na equipa das quinas entre 22 de setembro de 1982 e 8 de junho de 1983. O percurso acabaria com uma goleada ao sétimo jogo, por 5-0, na ida à União Soviética, na qualificação para o Euro1984.

    Desta feita, Fernando Santos sucede a Paulo Bento no comando da seleção portuguesa e a missão é qualificar o plantel para a fase final do Euro2016, que vai decorrer em França.

    Nesta altura Portugal tem menos três pontos do que a Dinamarca e a Albânia, que lideram o Grupo I, à frente de Arménia. Tal como Portugal, os arménios ainda não pontuaram, à semelhança da Sérvia, que ainda não jogou. (rtp.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema