Sábado, Abril 27, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    Executivo estabelece linhas de força para 2012

    Luanda – O Executivo angolano estabeleceu como linhas de força do processo de desminagem, para o ano de 2012, a verificação e limpeza de estradas secundárias e terciárias, visando ampliar a livre circulação de pessoas e bens no país.
    A informação foi prestada, à Angop, pelo director-geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo, que disse que a tarefa vai ainda dedicar atenção às áreas destinadas à prática da agro-pecuária, reservas fundiárias do Estado e zonas para construção de infra-estruturas de impacto socio-económico, no quadro do processo de reconstrução e desenvolvimento do país, em curso desde 2002.
    Anunciou também a planificação de acções de desminagem no quadro das fontes de abastecimento de energia e águas, no interesse do projecto Okavango-Zambeze, de novos traçados e áreas úteis para o desenvolvimento dos Caminhos de Ferro regionais e respectivos ramais.
    Leonardo Severino Sapalo anunciou que, em 2012, será implementada a desminagem canina, numa primeira fase com seis animais, provenientes dos EUA, e que já se encontram na Escola Técnica de Desminagem, instituição afecta ao INAD, desde o segundo semestre de 2011.
    O responsável apontou também, como prioridade, a formação contínua dos recursos humanos, admissão de novos efectivos e o reforço da educação sobre os riscos de minas às populações, processo que visa despertar nos cidadãos os perigos destes engenhos, por forma a evitarem-se acidentes e incidentes, bem como mobilizar as pessoas para colaborarem com as operadoras, por denúncias ou informações de áreas suspeitas de contaminação de minas.
    O responsável afirmou que o INAD, na qualidade de instituição pública, tem a nobre missão de proporcionar condições de segurança, resumidas na clarificação de solos para fins múltiplos, visando o desenvolvimento e a construção de uma nova Angola.
    “Na base de pressupostos como profissionais, trabalho abnegado, espírito de sacrifício, rigor e outros factores positivos que concorrem para a eficiência dos feitos e realizações de qualquer instituição, o INAD continua a provar, através de resultados satisfatórios, reflexos de uma visão estratégica que se adapta à gestão dos recursos colocados à sua disposição, granjeando confiança do Executivo e da opinião pública nacional e internacional”, asseverou Leonardo Sapalo.
    Deste reconhecimento, argumentou, destaca-se a atribuição ao INAD, pela segunda vez consecutiva, do Prémio Internacional de Qualidade na categoria Diamante, pelo seu empenho e excelência, outorga da Business Initiative Directions, organização com sede em Genebra (Suíça).
    “Este galardão vem, em grande medida, dar-nos forças para continuarmos a fazer mais e melhor”, disse Leonardo Severino Sapalo, que avançou estar o INAD numa fase de redimensionamento da sua estrutura, em resultado da viabilização, em 2011, da proposta do Regime Especial da Carreira de Desminagem, aprovada em Conselho de Ministros e publicada através do Decreto Presidencial nº 159/11 de 21 de Junho.
    Em 2011, o Instituto Nacional de Desminagem, cujos efectivos corporizam 16 brigadas (15 manuais e uma mecanizada), desminou trinta e dois milhões e oitocentos e oitenta e sete mil e seiscentos e vinte (32.887.620) metros quadrados de superfície.
    No período em análise, desactivaram e destruíram 3.110 minas anti-pessoal, 88 anti-tanque, 5.226 outros engenhos não detonados, 24.397 munições, além de 698.682 metais diversos.
    Fonte: Angop
    Foto: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    O mal-estar dos estudantes judeus com os protestos nas universidades americanas

    A guerra de Israel contra o Hamas gerou críticas e divisão em todo o mundo, incluindo nas universidades americanas,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema