Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Executivo assume aposta em tipo autárquico único

    O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, esclareceu ontem, em Lisboa, que o Executivo procura uma “solução eficiente” para a implementação, a partir de 2020, das autarquias.

    Adão de Almeida, que termina hoje uma visita de trabalho a Portugal, disse que “não se copiam modelos. Construir uma realidade segura é sempre fundamental. Definimos como um dos pilares desta fase o conhecimento de outras realidades, porque quem se fez à estrada antes de nós tem um percurso, mas queremos construir uma solução angolana”.

    Uma solução angolana, segundo Adão de Almeida, que falava à RTP África, é tipicamente aquela que “compreenda a nossa realidade, cuja particularidade inclui as autoridades tradicionais, além do poder local”.

    De acordo com o JA, em entrevista à estação televisiva portuguesa, Adão de Almeida esclareceu que, para a implementação das autarquias a partir de
    2020, o Executivo pretende uma “solução angolana eficiente” que traga os resultados esperados. Para isso, segundo o ministro, “é preciso cautela e um exercício experimental numa lógica da implementação gradual das autarquias”.

    O ministro indicou que a proposta de lei das autarquias, que começa a ser discutida na próxima semana no Parlamento, prevê a integração das autoridades tradicionais nas assembleias municipais. “Nos municípios onde existem autoridades tradicionais, por mecanismos próprios, estas vão designar os seus representantes nas assembleias municipais, que passa a ter uma composição híbrida (representantes eleitos pelos cidadãos e das autoridades tradicionais). Este seria um modelo sem paralelo no Mundo, próprio da nossa realidade”, esclareceu.

    Adão de Almeida termina hoje uma visita de trabalho a Portugal, com encontros com responsáveis das Câmaras Municipais de Oeiras e de Lisboa e da Agência para a Modernização Administrativa.

    A visita de Adão de Almeida visou conhecer a experiência lusa na descentralização e modernização administrativa e aprofundar os conhecimentos sobre as competências do sector local.

    O ministro manteve encontros com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e com a secretária de Estado adjunta e da Administração Interna.

    O ministro, que chefia uma delegação do Ministério da Administração do Território integrada por directores do Poder Local, do
    Gabinete Jurídico e do Gabinete de Intercâmbio, respectivamente, Vadim João, Pedro Fiete e Valter de Sá, reuniu-se com responsáveis da Direcção-Geral do Território e da Direcção-Geral das Autarquias.

    Na quarta-feira, a delegação angolana manteve um encontro com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e ontem com a Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema