Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Executivo angolano prioríza estratégia para aceleração da diversificação da economia nacional

    General Geraldo Sachipengo Nunda, Chefe do Estado Maior general das Forças Armadas Angolanas  (Foto: Joaquina Bento)
    General Geraldo Sachipengo Nunda, Chefe do Estado Maior general das Forças Armadas Angolanas (Foto: Joaquina Bento)

    O chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, general de Exército Geraldo Sachipengo Nunda, disse hoje, segunda-feira, em Luanda que a estratégia do Executivo angolano consiste, agora, na aceleração da diversificação da economia nacional e na qualidade do homem.

    De acordo com a alta patente estes factores ( diversificação da economia e qualidade do homem) permitirá fazer com que floresçam e se desenvolvam as áreas da agricultura, pecuária, pesca, indústria transformadora, bem como de outros serviços.

    Para o general Nunda que falava na abertura da reunião das chefias militares das forças armadas e dos chefes dos Serviços de Informação da CIRGL, os angolanos estão conscientes que essa transformação não acontecerá de imediato, porém os ganhos alcançados durante os 13 anos de paz, dão-nos a certeza de que as metas estabelecidas serão atingidas.

    “Todos os passos dados pelo Executivo angolano nos domínios político, económico e social revelam-nos que os angolanos têm motivos mais do que suficientes para preservarem uma conquista preciosa que é a paz”, ressaltou.

    Acrescentou que actualmente a preservação da paz em Angola tem um valor inquestionável para cada um dos angolanos e a grande lição que todos aprendemos é que todas as diferenças e divergências políticas ou ideológicas devem encontrar solução através do diálogo.

    A reunião dos chefes de Estado Maior General das Forças Armadas e dos chefes dos Serviços de Informação da CIRGL que termina ainda hoje tem uma agenda abrangente que deverá conhecer o estado geral em particular da situação de segurança na Região dos Grandes Lagos, o que vai permitir a tomada de decisões para a criação dos alicerces de uma nova era de mudança que conduza à instalação de uma paz duradoura nos estados em conflito para o benefício das suas populações.

    Está igualmente a analisar a actual situação de segurança na República Democrática do Congo e o desarmamento das Forças Democráticas de Libertação Ruanda (FDLR), no Sudão do Sul, na República Centro Africana e no Burundi.

    Questões ligadas ao resultado da missão de paz na República Centro Africana, e nos estados da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) e a ameaça do terrorismo na Região dos Grandes Lagos, serão igualmente analisadas no encontro que termina ainda hoje no final da tarde.

    Este encontro das chefias militares das forças armadas e dos serviços de informação da CIRGL, antecede a reunião extraordinária do comité de ministros da Defesa deste organismo, que terá lugar nesta terça – feira, em Luanda.

    A República de Angola, na pessoa do seu Presidente, José Eduardo dos Santos, assume por dois anos a presidência rotativa da CIRGL, cujo mandato iniciou em Janeiro de 2014.

    A CIRGL foi criada após os conflitos políticos que marcaram a região dos Grandes Lagos, em 1994, cujo resultado marcou o reconhecimento da sua dimensão e a necessidade de um esforço concentrado com vista a promoção da paz e do desenvolvimento na região.

    Fazem parte da CIRGL Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quénia, Uganda, Ruanda, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema