Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Excesso de trabalhadores nos média angolanos é um problema no sector

    O ministro da Comunicação Social de Angola disse hoje, em Luanda, que, no último trimestre de 2017, encontrou vários problemas no sector que tutela, destacando o número excessivo de funcionários, entre eles “alguns trabalhadores fantasma”.

    João Melo, que discursava hoje na abertura do I Conselho Consultivo do Ministério da Comunicação Social, fez um balanço das actividades do sector que dirige há um ano, identificando também problemas no domínio editorial e de gestão.

    O governante angolano referiu que, no domínio editorial, destaca-se o carácter governamentalizado do sector, enquanto no da gestão foram encontradas “inúmeras irregularidades em todas as empresas”.

    Segundo João Melo, além da quantidade excessiva de trabalhadores, foram registadas a falta de procedimentos, indisciplina gritante, salários aleatórios e injustos, défice técnico, degradação do nível de qualificação dos trabalhadores, relações pessoais complexas e desaparecimento de meios e equipamentos, indiciando a existência de corrupção, agravada pelo não recebimento de subsídios operacionais do Estado desde 2015.

    Para reverter o quadro, João Melo frisou que a nova direcção ministerial identificou os desafios, como o resgate do papel do Ministério da Comunicação Social, que se encontrava “totalmente esvaziado das suas funções e responsabilidades, parte das quais exercidas por altos funcionários de outros sectores e por determinados órgãos paralelos”.

    O titular da pasta da Comunicação Social de Angola apontou ainda como desafio a promoção, “com responsabilidade”, da abertura editorial dos meios de comunicação estatais, para a sua conversão “gradual em autênticos órgãos públicos”.

    A tomada de medidas para o aperfeiçoamento da gestão das empresas públicas de comunicação social, com vista a promover a sua reestruturação e dar, desta forma, início ao seu saneamento financeiro e a melhoria disciplinar e produtiva são outras das metas a atingir. (Notícias ao Minuto)

    por Lusa

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema