Segunda-feira, Abril 29, 2024
17 C
Lisboa
More

    Estado vende Tobis a angolana Filmdrehtsich mas só teve contacto com bancos e advogados (act.)

    Empresa Filmdrehtsich foi a compradora da Tobis, ficando com a área de negócio de restauro e digital. Contacto com compradores foi apenas com bancos e advogados contratados pela angolana Filmdrehtich.
    A Tobis foi vendida à empresa Filmdrehtsich Unipessoal, disse hoje à agência Lusa o director do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) ao início da tarde.Segundo José Pedro Ribeiro, a conclusão do negócio fechou “um processo negocial intenso” que “permite a continuação da actividade e salvaguarda do património cinematográfico português”.

    A conclusão da venda da Tobis – um dia antes da assembleia-geral de acionistas marcada para sexta-feira – foi entretanto comunicada hoje aos trabalhadores da empresa pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

    De acordo com o responsável do ICA, a empresa que adquiriu a Tobis ficará com a “área de negócio de restauro e digital” da mais antiga produtora cinematográfica portuguesa, por um valor “que permitirá liquidar o passivo da empresa perante terceiros”.

    “Com este negócio procura-se salvaguardar o maior número de postos de trabalho da Tobis, assegurando-se a protecção dos direitos dos trabalhadores”, disse fonte do ICA, acrescentando que, “com esta operação, não serão alienados nem o património fílmico, nem os imóveis propriedade da Tobis”.

    A proveniência da empresa compradora só foi revelada, mais tarde, pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, citado pela Lusa, que assumiu ser uma companhia “estrangeira de capitais sobretudo angolanos” – tal como o Negócios tinha revelado em Outubro –, com a qual o Estado nunca teve contacto directo. O contacto, revelou, foi feito com bancos e advogados.

    Negócios tentou obter informações junto do presidente do ICA que não se mostrou, até ao momento, disponível.

    A Lusa contactou entretanto o responsável do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e do Audiovisual (SINTTAV), António Caetano, que confirmou que o secretário de Estado da Cultura já comunicou aos trabalhadores da Tobis a venda da empresa.

    António Caetano acrescentou porém que, de acordo com o secretário de Estado, apenas ficou garantida a manutenção de “metade” do total de efetivos da empresa.

    A Tobis conta com 55 trabalhadores e, de acordo com o governante, apenas metade dos postos de trabalho estão assegurados.

    Instado pela Lusa a pronunciar-se sobre a venda da Tobis, o sindicalista escusou-se a comentar alegando que têm marcada para as 16:30 de hoje uma reunião entre o sindicato e o Instituto do Cinema e do Audiovisual. A haver declarações só depois da reunião, concluiu.

    CONCORRÊNCIA APROVA COMPRA DA TOBIS
    A compra da Tobis pela sociedade de capitais angolanos Filmdrehtsich foi aprovada pela Autoridade da Concorrência.
    A venda da Tobis à Filmdrehtsich já pode avançar, depois de receber luz verde por parte da Autoridade da Concorrência.O conselho desta entidade, presidida por Manuel Sebastião, decidiu ontem aprovar a operação, uma vez que “não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados relevantes identificados”.

    Daí a decisão de não oposição à venda da Tobis.

    A Tobis foi vendida à Filmdrehtsich por 3,78 milhões de euros que, assim, ficará com os equipamentos de pós-produção digital, restauro digital e recuperação de arquivos (imagem e áudio). O arquivo e os bens imóveis da Tobis ficam no Estado.

    FONTE: JORNAL DE NEGÓCIOS

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Contagem regressiva para a Cimeira do Clima COP29, no Azerbaijão, expõe as tensões sobre o financiamento

    Os líderes políticos afirmaram que as conversações da COP29 deste ano se centrarão num desafio que não conseguiram superar...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema