Segunda-feira, Maio 20, 2024
18 C
Lisboa
More

    Escritora Kanguimbo Ananás considera festival factor de unidade nacional

    A escritora angolana Kanguimbo Ananás considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, que a realização da segunda edição do Festival Nacional da Cultura (Fenacult) será um factor de união entre os angolanos.

    escritora Kanguimbo Ananás (Foto: joaquina Bento)
    escritora Kanguimbo Ananás (Foto: joaquina Bento)

    Em declarações à Angop a propósito da realização do Fenacult no país, escritora acredita que este grande evento ira proporcionar encontros entre fazedores de arte, desportistas, intelectuais, políticos, que irão durante o festival demonstrar as suas capacidades de viver a arte, bem como mostrar o valor da cultura nacional.

    “A cultura serve de unidade nacional. Só a cultura tem este poder de unir as pessoas e um povo sem identidade não é povo“, referiu.

    Segundo Kanguimbo Ananás, todos devem empreender esforços para que esta grande festa nacional possa ser uma marca onde os angolanos devem se rever e ao mesmo tempo serve de amostra para o exterior do país.

    A escritora reconhece que a instabilidade política que o país viveu nos últimos anos privou as pessoas de celebrar esta grande manifestação cultural, mas que agora todos devem participar para que no final seja um sucesso.

    A realização deste evento, em sua opinião, será uma forte terapia para o povo, pois tem esta capacidade de unir todas as camadas da sociedade, sendo que a arte é o equilíbrio de uma nação, por dar voz àqueles que queiram fazer ouvir os seus pensamentos.

    “O povo angolano sempre soube representar a sua cultura e o Fenacult será uma oportunidade de mostrar a riqueza da nossa arte”, finalizou.

    O II Festival Nacional da Cultura (Fenacult/2014) realiza-se em todo o país de 30 de Agosto a 20 de Setembro, com o intuito de se promover a coesão e a unidade nacional, assim como o desenvolvimento e protecção das artes angolanas, numa iniciativa do Ministério da Cultura.

    O mesmo decorrerá sob o lema “A cultura como factor de paz e desenvolvimento” e contará com espectáculos de música, dança e teatro, sessões cinematográficas, lançamentos e feiras de livros e de discos, desfile de moda, exposição de artes plásticas, instalações artesanais, entre outras actividades.

    A primeira edição do Fenacult teve lugar em 1989, tendo como palco o estádio nacional da Cidadela, em Luanda. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema