Domingo, Março 3, 2024
12.8 C
Lisboa
More

    Eleições Gerais de 2022: UNITA, PRS e CASA-CE preparam contestação para o Tribunal Constitucional

    Os partidos UNITA, CASA-CE e PRS asseguram que vão recorrer à justiça para contestar os resultados das eleições gerais em Angola anunciados nesta segunda-feira, 29, pela Comissão Nacional Eleitoral (CNE), que deram a vitória ao MPLA e ao seu candidato a Presidente, João Lourenço.

    O PRS já se pronunciou e a qualquer momento vai ao Tribunal Constitucional, alegando ter sido prejudicado na contagem dos votos na província da Lunda Sul.

    A UNITA garante apresentar uma comunicação pública a qualquer altura sobre os resultados finais, enquanto a CASA-CE marcou uma conferência de imprensa para amanhã dirigida pelo seu presidente Manuel Fernandes.

    O presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, disse recentemente numa entrevista a um órgão de comunicação que o seu partido vai esgotar todas as possibilidades da justiça interna para contestar os resultados.

    Entretanto, o deputado Joaquim Nafoia diz não ter dúvida que os números avançados pela CNE que dão vitoria ao MPLA nada têm a ver com o voto depositado nas urnas pelos cidadãos angolanos.

    “Pela contagem paralela feita pela UNITA, nós ganhamos claramente estas eleições do dia 24, para mim a divulgação dos resultados definitivos pela CNE representa a consumação do golpe de Estado que começou na madrugada do dia 25”.

    A UNITA não está sozinha, o PRS, que conseguiu eleger dois deputados, reagiu assegurando que nas próximas horas vai apresentar uma peça junto do Tribunal Constitucional (TC).

    “Vamos recorrer ao TC para conferir as actas que temos e os resultados divulgados pela CNE e esperamos que o TC seja diferente da CNE”, disse Benedito Daniel.

    Os resultados definitivos revelam que MPLA, partido no poder em Angola,con 51,17 por cento dos votos, enquanto a UNITA, segundo partido mais votado, obteve 43,96 por cento.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Líder da Junta Militar do Chade anuncia candidatura depois do assassinato do líder da oposição

    O líder da Junta Militar do Chade, Mahamat Idriss Deby Itno, anunciou neste sábado, 2, a sua candidatura às...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema