Segunda-feira, Maio 20, 2024
19.4 C
Lisboa
More

    Distribuição de água deverá integrar regime de concessões

    Secretario de Estado para as Águas, Luís Filipe da Silva (Foto: F.Miudo)
    Secretario de Estado para as Águas, Luís Filipe da Silva (Foto: F.Miudo)

    A produção, tratamento e distribuição de água deverão constar entre as actividades sujeitas a um regime de licenças ou de concessões, no quadro de uma proposta analisada hoje (sexta-feira) pela 8ª sessão ordinária da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros.

    Trata-se do projecto de decreto que aprova o Regulamento de Abastecimento Público de Água e de Saneamento de Águas Residuais, apresentado pelo Ministério de Energia e Águas.

    No final da sessão, o secretario de Estado para as Águas, Luís Filipe da Silva, disse à imprensa, que a proposta se enquadra na necessidade de se regulamentar a Lei 26/02, sobre as águas.

    A referida lei (26/02) define os aspectos essenciais que têm a ver com os recursos hídricos e com o abastecimento de água, entre os quais, o abastecimento urbano e ao meio rural, disse.

    Afirmou haver aspectos na lei que devem ser regulamentados. “O abastecimento de água tem a ver com as condições técnicas que devem ser salvaguardadas para garantir um serviço público eficiente e de qualidade”.

    Segundo Luís Filipe da Silva, o abastecimento de água envolve a qualidade do serviço e do produto (água) que chega aos consumidores. Ressaltou estar relacionado com a saúde pública.

    Outra questão, prosseguiu, tem a ver com os operadores. É necessário que esse segmento tenha uma actividade eficiente e a sua relação com o Estado bem definida.

    A coordenação da Comissão para a Economia Real do Conselho de Ministros cabe ao Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente, sendo coadjuvado pelo Ministro da Economia.

    Integram a Comissão, igualmente, os ministros do Planeamento e Desenvolvimento Territorial, das Finanças, da Economia, dos Petróleos, da Energia e Águas, da Agricultura, das Pescas, do Comércio, da Geologia e Minas, da Indústria, dos Transportes, bem como da Construção.

    A lista prossegue com os ministros do Urbanismo/Habitação, das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, do secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos e do assessor para os Assuntos Económicos e Empresariais do Vice-Presidente da República. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema