Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Direcção da saúde tem meios para eliminar larvas e mosquitos

    (Thinkstock)
    (Thinkstock)

    A directora provincial da saúde de Luanda, Rosa Bessa, disse que o governo, através do sector da saúde, possui meios adequados para desinfectar, tratar a água e eliminar as larvas e mosquitos adultos que provocam a malária.

    Falando à Angop, a responsável disse que a prioridade da direcção da saúde é controlar a doença na época chuvosa, por ser a altura em que existe muitos charcos e lagoas que favorecem a proliferação de mosquitos causadores da malária.

    Rosa Bessa admitiu que a água parada é um potencial criador de larvas que posteriormente se transforma no mosquito adulto, que transporta consigo o parasita plasmodium que esta na gênese da malária.

    Sublinhou que ao primeiro sintoma ou sinal de malária as pessoas devem dirigir-se ao centro de saúde para serem testadas e fazerem o tratamento.

    Adiantou também que outra preocupação, no tempo chuvoso, prende-se com a possibilidade do surgimento de casos de cólera, provocado pelo consumo de água impropria e acumulação de lixo junto as residências.

    Rosa Bessa disse, a água para beber deve ser tratada com lixivia, os alimentos bem confeccionados, assim como desinfectar os produtos que se comem crus.

    Para si, é necessário que cada um faça a sua parte, porque os profissionais da saúde continuam a trabalhar, educando a população para acabar com o lixo, águas paradas, manter a casa limpa e cuidar da higiene pessoal.

    “Tudo isso é um conjunto de regras que ajudam a prevenir muitas doenças”, conclui. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema