Sexta-feira, Maio 17, 2024
15.1 C
Lisboa
More

    Detido chefe dos recursos humanos da administração de Cambambe por peculato

    O responsável dos recursos humanos da administração municipal de Cambambe, província do Cuanza Norte, José Marques da Cruz, está detido desde quinta-feira última, sob mandato da Procuradoria-Geral da República (PGR), por suposto envolvimento em práticas de peculato e/ou abuso de confiança, soube à Angop, esta sexta-feira.

    De acordo com uma fonte do Serviço de Investigação Criminal, aquele responsável está a ser acusado de, no exercício das suas funções, alegadamente, inserir nas folhas de salário da direcção municipal da Educação, professores admitidos no concurso público de 2021/2022, sem guias de colocação.

    Segundo a fonte, o mesmo usava as senhas de acesso ao Sistema Integrado de Gestão Financeira (SIGF), que o mesmo detinha, para efectivar tais operações, a troco de recompensa financeira.

    Além dos salários, os beneficiários do esquema fraudulento, ainda, tiveram acesso as remunerações de subsídios de férias e do décimo terceiro mês deste ano, resultando no descaminho de avultadas somas financeiras do erário público.

    No referido processo que envolve, actualmente, o chefe dos recursos humanos da administração municipal poderão estar envolvidos outros ligados ao sector da Educação em Cambambe.

    José Marques da Cruz foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, mediante denúncia pública, tendo sido presente ao Ministério Publico, que o constitui arguido e decretou a prisão preventiva do mesmo, como medida de coação processual.

    Interpelado pela à Angop, o sub procurador-geral da República junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em Cambambe, Luís Alexandre, confirmou a detenção, sem entrar em mais detalhes.

    De acordo com o magistrado do ministério público, para evitar perturbações às diligências processuais, não é possível avançar mais dados sobre o processo, prometendo disponibilizá-los em próximas oportunidades.

    Este é o primeiro caso de detenção de um funcionário da administração municipal de Cambambe, no seguimento de uma denúncia pública de peculato, desde o inicio do programa de combate a corrupção, em 2017, decretado pelo presidente da Republica, João Lourenço.

    ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema