Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Corrupção deve encontrar obstáculo na justiça – PGR

    A corrupção deve encontrar na justiça um obstáculo intransponível, por ser um fenómeno grave que corrói e fragiliza as bases e os pilares da sociedade, com repercussões calamitosas, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós.

    O magistrado discursava na abertura do “Programa de moralização no combate à corrupção e impunidade”, tendo comparado a corrupção a um cancro, pelos prejuízos que causa ao desenvolvimento económico da sociedade.

    Alertou para o facto de “um poder que se serve, em vez de servir, ser um poder que não serve”.

    Enalteceu a criação de três eixos de actuação eleitos pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos (prevenção, monitorização e responsabilização) que revelam a dimensão do seu compromisso com a causa, abraçada pelo país.

    O magistrado do Ministério Público afirmou que os eixos estão alinhados com o slogan da Procuradoria Geral da República: “Está nas nossas mãos dizer não à corrupção e sim à transparência, lealdade e rigor”.

    Reconheceu existir legislação variada para punir os corruptores e criminalizar o branqueamento de capitais.

    Entre as referidas leis destacou a que pune a corrupção passiva e activa, a Lei da Probidade Pública, da Cooperação Judiciária Internacional em Matéria Penal, além dos códigos Penal e de Processo Penal, ambas em vias de aprovação.

    Apesar de reconhecer a necessidade e o mérito que envolveram a aprovação dos diplomas citados, o procurador-geral entende que “mais importante de que ter novos diplomas é a necessidade de termos um novo homem, um novo cidadão, um novo funcionário e, acima de tudo, um novo servidor púbico”.

    Por sua vez, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, reconheceu que dirige um sector que foi afectado com a prática da corrupção e para ser extirpada, defende a urgente promoção dos valores da transparência, da lealdade e rigor.

    Ressaltou a aprovação em Março deste ano, pelo Presidente da República, do programa de moralização do sector da justiça baseado na prevenção dos actos de corrupção e de má conduta, através da formação regular em curso sobre suborno e corrupção, refrescamento de Código de Conduta a todos os funcionários.

    O seminário é dirigido aos funcionários do sector da justiça, organismo promotor do evento. (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema