Domingo, Abril 14, 2024
25.8 C
Lisboa
More

    Congressos dos Partidos: Políticos angolanos divergem em relação a demora do Tribunal Constitucional

    Partidos políticos angolanos levantam dúvidas sobre a demora na decisão do Tribunal Constitucional para validar os congressos realizados o ano passado.

    Para falar sobre o assunto, ouvimos o presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, o secretário para assuntos eleitorais da UNITA, Faustino Mumbika e o deputado do MPLA, João Pinto.

    Analistas em Luanda alertam que se o Tribunal Constitucional não tomar uma decisão definitiva até ao mês de Março sobre os congressos realizados em 2021, poderá criar embaraços à participação dos três partidos históricos nas eleições de Agosto.

    Em causa estão os congressos realizados pelo Bloco Democrático, Frente Nacional de Libertação de Angola, FNLA, da União Nacional para a Independência Total de Angola, UNITA e do Movimento Popular de Libertação de Angola, MPLA, o partido no poder.

    A pouco menos de seis meses da ida às urnas em Angola, as nossas fontes consideram que o arrastar deste processo até ao limite, previsto nos termos legais, o Tribunal Constitucional pode colocar estes partidos numa situação delicada e entrar em conflito de interesse nas vestes de tribunal eleitoral.

    Para muitos especialistas da política interna, este atraso na anotação dos congressos prejudica mais os partidos da oposição e sustentam a tese, segundo a qual o Tribunal Constitucional e o poder judicial, no geral, continuam a andar a reboque do poder político.

    O presidente eleito do Bloco Democrático diz que o seu partido aguarda há sete meses pela anotação do Tribunal Constitucional sobre o congresso realizado em Julho do ano passado.

    Filomeno Vieira Lopes confirma encontros presenciais com a direcção do tribunal, para esclarecer a demora deste processo.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Haiti já tem Conselho Presidencial, mas ainda não se sabe quem vai liderar o país

    A instituição do Conselho Presidencial pode ser a última esperança para o restabelecimento da ordem no Haiti, onde a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema