Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem novo presidente

    A Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), cuja presidência era exercida por Angola, apresentou ontem o futuro presidente da organização. Trata-se do moçambicano Carlos Simbine, que toma posse a 5 de Setembro próximo em Maputo.
    Angola assumiu a presidência da CE-CPLP há dois anos, entidade que se destina a promover e a reforçar as parcerias entre as empresas do espaço lusófono. No Fórum de Negócios em Luanda, que ontem encerrou os seus trabalhos, não foi assinado o convénio para a criação do Conselho Económico e Social da CPLP, instrumento que deve ser avaliado na cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre no próximo dia 20 em Maputo.
    A presidente de direcção da Confederação Empresarial da CPLP, Albina Assis, informou que a CE-CPLP pretende lançar uma Bolsa Permanente de Projectos, que identifique, em cada país, as prioridades do projecto apresentado pelos membros da comunidade.
    Albina Assis anunciou também a criação de um Fundo Especial de Promoção de Investimentos que vai impulsionar a internacionalização das empresas lusófonas e facilitar as trocas comerciais.
    Na sua intervenção, disse que o fundo contribui para o aumento do valor da produção dos países membros, cria melhores condições para a transformação e comercialização no espaço lusófono. Em representação do Presidente da República, o ministro da Economia, Abraão Gourgel, lembrou que a estratégia do Executivo consiste em promover as políticas de fomento ao empreendedorismo, com apoio às pequenas e médias empresas.
    O apoio do Estado é importante no fomento às empresas e aos grandes grupos empresariais, para os investimentos estruturantes em sectores de importância estratégica. “É preciso concentrar os esforços para melhoria dos recursos humanos e gestão empresarial, que inclui as políticas de fomento às pequenas empresas”, apelou o ministro da Economia. Para Abraão Gourgel é importante facilitar a abertura de novas empresas e a reconversão do sector informal das economias e dirigir os projectos aos mercados internacionais, no âmbito das parcerias empresariais público privadas. “Esta iniciativa visa combater a pobreza nos países menos desenvolvidos da CPLP e promover um sistema de desenvolvimento sustentável”, disse.
    Abraão Gourgel salientou que a estratégia do Executivo para médio e longo prazo assenta na redução da dependência e aumento da diversificação da economia.

    O porta-voz da CE-CPLP, Francisco Viana, disse que “é importante desenvolver a produção com o apoio de empresários nacionais e estrangeiros. África precisa cada vez mais de empresas interessadas em apoiar a sua internacionalização”.

    FONTE: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema