Sexta-feira, Maio 17, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    SODEPAC vai criar 70 mil empregos para as comunidades de Cacuso e Kangandala

    A implementação do projecto “Sociedade de Desenvolvimento do Pólo Agro-Industrial de Capanda (SODEPAC) vai proporcionar 70 mil empregos directos para beneficiar 187 comunidades, residentes nos municípios de Cacuso, Malanje e Kangandala.

    O facto foi anunciado quarta-feira, na cidade de Malanje, pelo arquitecto da empresa Odebrecht, Filipe Cruz quando intervinha no primeiro encontro de esclarecimento sobre a elaboração e implementação do referido projecto, com as autoridades tradicionais e empresários de comércio rural e urbano de Malanje.

    Durante o encontro, os responsáveis e projectistas da SODEPAC abordaram as metas e objectivos dos projectos em curso no perímetro agro-industrial de Capanda, relacionados com a prestação de serviços sociais, agricultura familiar e construção e reabilitação de infra-estruturas sociais.

    Os sistemas viários de energia eléctrica e construção de novos sistemas de abastecimento de água potável nas comunidades, reabilitação e assistências técnicas permanentes dos sistemas já existentes, apoio e assistência técnica aos futuros agricultores privados e parceiros do projecto constaram das abordagens do encontro.

    O equilíbrio do ecossistema, nas áreas de recursos ambientais, programas, projectos, planeamento e protecção do meio ambiente, culturas alimentares em fresco, processamento industrial, associar capitais públicos e privados e melhoria dos indicadores socioeconómicos, fizeram parte das informações passadas na reunião.

    Outros esclarecimentos sobre as novas tecnologias de pesquisas e investigações de extensão rural, parcerias público privadas, programas de educação formal, adopção de incentivos, programas de promoção e marketing, ausência de cadeias agro-negócios, planeamento, acção e empresariado rural, foram também aspectos esclarecidos.

    O presidente do conselho de administração do projecto SODEPAC, Carlos Fernandes, mostrou-se satisfeito com os planos de projecção do inicial e de implementação das acções produtivas, tendo perspectivado que o projecto em fase inicial, em cada trimestre, vai fornecer 278 toneladas de milho, 358 de soja, 179 de sorogo, 15 de feijão e 12 toneldas de arroz.

    Precisou que, com esta produção, o governo angolano prevê a redução de importações de alimentos num valor estimado em 470 milhões de dólares norte-americanos.

    Ao proceder ao encerramento do encontro o vice-governador provincial de Malanje para o sector económico, António David Dias, congratulou-se com as propostas das autoridades tradicionais e empresários agro-pecuários no meio rural, com vista ao desenvolvimento sustentável das comunidades.

    Realçou serem oportunas as intervenções ligadas à diversificação de investimentos públicos e privados, acesso aos terrenos pelos empresários rurais no pólo, prestação de serviços sociais às zonas do perímetro do projecto, bem como o apoio de serviços de mecanização agrícola à população.

    O pólo agro-industrial de Capanda comporta uma área de 411 mil hectares dos quais 270 mil, destinam-se a produção em regime sequeiro, 18 mil para o perímetro irrigado, 70 mil para reserva ambiental e 10 mil para reassentamentos de pessoas.

    O pólo agro-industrial de Capanda foi criado em 2006, visando o desenvolvimento integral regional que compreende as circunscrições de Cacuso, Malanje e Kangandala.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema