Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Comboio facilita as trocas comerciais na região

    Fotografia: Arimateia Baptista | Chibia
    Fotografia: Arimateia Baptista | Chibia
    Pelo menos sete mil passageiros e cinco mil toneladas de mercadoria diversa foram transportados desde Janeiro, da cidade do Lubango para Menongue, pelos comboios do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM).
    Segundo o presidente do Conselho de Administração da empresa, Daniel Kipaxe, o CFM realiza quatro viagens semanais entre as duas províncias, mas a ligação para o Namibe está temporariamente interrompida, devido às obras de construção de 43 passagens de nível, a pedido das administrações municipais e comunais.
    “A circulação no sentido Lubango/ Menongue está a ser feita com normalidade, com quatro comboios de passageiros por semana, transportando 250 a 300 passageiros por dia”, disse.
    As obras terminam no final deste mês e o comboio volta a circular regularmente a partir de 3 de Abril. O objectivo das passagens, explicou Daniel Kipaxe, é a criação de áreas para que as pessoas e animais atravessem em segurança aceitável e em locais adequados.
    O CBM tem para a circulação sete locomotivas e 60 carruagens, além de vagões de transporte de carga e cisternas de combustível. Daniel Kipaxe assegurou que tem aumentado significativamente o número de solicitações de empresários e pessoas singulares para o transporte de mercadorias diversas entre a província do Namibe e Kuando-Kubango, passando pela Huíla. Essa procura vai ser colmatada com a retomada da circulação no troço ferroviário entre as cidades do Lubango e Namibe.
    Com a circulação regular do comboio do CFM entre o Namibe e Menongue, a empresa perspectiva transportar anualmente um milhão e meio de passageiros.
    Daniel Kipaxi referiu, também, que foram tomadas uma série de medidas para não pôr em risco a segurança da circulação dos comboios. “Hoje, o nível de segurança na circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Moçâmedes aumentou com a formação das equipas criadas para o efeito, da colaboração da Polícia Nacional e de efectivos das Forças Armadas Angolanas”, referiu.
    Actualmente, decorre a instalação de fibra óptica e para a circulação segura dos comboios está a ser usado o sistema VHF, numa primeira fase, e os telemóveis. “Estamos a instalar sistemas de comunicação nas estações e comboios que permitam uma circulação aceitável”, realçou.
    Daniel Kipaxe referiu que o CFM terciarizou vários dos seus serviços e que as empresas que venceram os concursos começam a funcionar a partir de Maio.

    Casos de vandalismo

    Pediu, ainda, a colaboração da população e autoridades tradicionais na fiscalização de todas as infra-estruturas que garantem a circulação do comboio em perfeitas condições, devido à ocorrência de casos de vandalismo, como aconteceu com três estações nos últimos tempos. “Os malfeitores tentaram romper as janelas, portas e sistemas de comunicações de algumas estações situadas ao longo do traçado Lubango/Menongue”, sublinhou.

    Casas para funcionários

    Nos próximos 12 meses vão ser construídas, ao longo da linha do CFM, 135 casas para os funcionários da empresa, nas províncias do Namibe, Huíla e Kuando-Kubango.
    Antigas moradias vão ser reabilitadas nos municípios da Bibala, Namibe, Matala, Quipungo, Jamba, Cuvango, na província da Huíla, bem como no Cuchi e Menongue no Kuando-Kubango. Os projectos estão aprovados e estão incluídos no pacote do programa de reabilitação e modernização das estruturas ferroviárias do CFM. Foram aprovados 540 candidatos no concurso público que estão a ser enquadrados paulatinamente. “Numa primeira fase, foram enquadrados 54 novos funcionários no Lubango, 35 no Namibe e Kuando-Kubango, que estão a receber formação”, disse Daniel Kipaxe, que aproveitou para tranquilizar os outros candidatos admitidos, pois o seu enquadramento vai ser feito a partir de Abril.

    (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema