Quarta-feira, Maio 1, 2024
12.5 C
Lisboa
More

    Cimeira arranca com reunião de altos funcionários

    Um total de 13 Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) já confirmou a sua presença na 31ª Cimeira da SADC, cujos trabalhos têm início hoje, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, com a reunião do Comité Permanente de Altos Funcionários.
    Segundo Rui Mangueira, secretário de Estado para Organização Administrativa do Ministério das Relações Exteriores, foram criadas todas as condições para que, em matéria de organização, a Cimeira de Luanda decorra dentro dos padrões definidos pela organização.
    “Somos obrigados a seguir um determinado padrão, no sentido de facilitar cada vez mais a vida dos delegados”, disse o secretário de Estado ao Jornal de Angola. Rui Mangueira, que é o responsável pelas questões organizativas da Cimeira de Luanda, sublinhou que “existe um conjunto de directivas” do secretariado da SADC, que estabelece padrões e métodos de actuação relativamente à organização de material, condições de acomodação das delegações e facilidades aos delegados. Nesse sentido, foi criada uma comissão técnica, dividida em subcomissões, encarregue de toda a estrutura organizativa da Cimeira. “Estamos à espera de aproximadamente 350 delegados dos 15 Estados membros, além de um grupo muito grande de jornalistas, e temos um grande staff a trabalhar connosco, no que diz respeito à segurança e protocolo, ou seja, a todo o nível de prestação de serviços”, esclareceu Rui Mangueira.
    Além disso, foi criado um dispositivo protocolar que garante o acompanhamento das delegações à 31ª Cimeira da SADC, desde a chegada ao aeroporto internacional de Luanda. “É um trabalho que começa à porta do avião, no aeroporto 4 de Fevereiro, para todos os delegados, onde temos um comité de recepção criado através dos serviços de protocolo e viaturas disponíveis para todas as delegações, e reservámos 1.200 quartos nos hotéis de Luanda”, garantiu.
    As reuniões de trabalho, como a de hoje, do Comité Permanente de Altos Funcionários, a do Conselho de Ministros dos Órgãos sobre Política de Defesa e Segurança, dia 14, e a do Conselho de Ministros da SADC, nos dias 15 e 16, vão realizar-se à porta fechada.
    Segundo o secretário de Estado estão a ser preparadas duas sessões especiais, a de abertura, marcada para dia 17, data do aniversário da SADC, e de encerramento, no dia seguinte. São esperadas cerca de 1.800 pessoas para as duas sessões, entre delegados e convidados.
    Para a organização da 31ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC o Executivo angolano criou uma comissão interministerial que é coordenada pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Chicoti, e tem como coordenadora adjunta a ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço. A comissão integra ainda os ministros do Interior, Transportes, Finanças, Saúde, Hotelaria e Turismo, o secretário do Presidente para os Assuntos Diplomáticos e de Cooperação, os chefes de Serviço de Inteligência e Segurança do Estado e de Inteligência Externa, os directores do Cerimonial do Presidente da República e da Direcção do Protocolo Geral do Estado, o Comandante-Geral da Polícia Nacional e a secretária Nacional da SADC.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Poderá Xi Jinping convencer a Europa a desempenhar o papel de fiel da balança entre a China e os EUA?

    O Presidente chinês, Xi Jinping, inicia uma viagem à Europa no próximo domingo, pela primeira vez em cinco anos,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema