Segunda-feira, Maio 6, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    Chefe da Al Qaeda responsável por ataque no Charlie Hebdo é morto pelos EUA no Iêmen

    Nasser al-Ansi havia reivindicado ter orquestrado o atentado no jornal satírico Charlie Hebdo. (AFP PHOTO / HANDOUT / SITE Intelligence Group)
    Nasser al-Ansi havia reivindicado ter orquestrado o atentado no jornal satírico Charlie Hebdo.
    (AFP PHOTO / HANDOUT / SITE Intelligence Group)

    Nasser Al-Ansi, um dos chefes do grupo Al Qaeda, foi morto durante um bombardeio do exército norte-americano realizado com um avião teleguiado no Iémen. O terrorista havia reivindicado ter orquestrado o ataque contra o jornal satírico francês Charlie Hebdo, em Janeiro. A morte do líder extremista, que teria ocorrido no mês de Abril, foi confirmada por um dos responsável da Aqpa, o braço do grupo na península árabe nesta quinta-feira (7).

    O extremista havia aparecido em vários vídeos produzidos pela Aqpa. Em um deles, divulgado no dia 14 de Janeiro, ele afirmou que seu grupo havia realizado, por meio dos irmãos Kouachi, o massacre na redacção do Charlie Hebdo. Na fita, intitulada “Vingança para o profeta de Alá: mensagem sobre o bendito ataque de Paris”, Al-Ansi dizia que o ataque teria sido planeado para “vingar” Maomé, alvo de caricaturas no jornal satírico.

    A morte de Al-Ansi foi anunciada inicialmente pelo Centro americano de vigilância de sites islamitas (SITE). A informação foi em seguida confirmada por Abou al-Miqdad al-Kindi, um dos responsáveis da Aqpa, por meio de um vídeo de 11 minutos divulgado pelo Twitter. O terrorista teria sido abatido com seu filho e outros seis combatentes.

    EUA já abateram outros chefes da Al Qaeda no Iémen

    Em 14 de Abril a Al Qaeda do Iémen já havia anunciado a morte de Ibrahim al-Rubaish, um de seus responsáveis na região. Ele também teria sido abatido por um drone norte-americano.

    Os Estados Unidos são o único país a ter aviões teleguiados actuando na região. Washington considera a Aqpa como uma da facções mais perigosas da Al Qaeda.

    Desde 2011 o grupo terrorista aproveita o enfraquecimento do poder no Iémen para reforçar sua presença no país. (rfi.fr)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente francês apela ao restabelecimento dos laços económicos com a China

    O Presidente francês, Emmanuel Macron, apela a uma atualização dos laços económicos do país com a China, no momento...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema