Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Can 2013: Países contra a presença de mulheres nos estádios

    A imprensa local da África do Sul, que alberga a 29.ª edição do CAN, citou um elemento da organização do campeonato que confirmou que as equipas de Gana, República Democrática do Congo, Mali e Níger apresentaram queixa contra a presença de mulheres, por acreditarem que elas trazem “azar” e têm poderes de “bruxaria”.

    De acordo com o portal Allafrica, que cita o diário sul-africano Daily Sun, as equipas de Gana, República Democrática do Congo, Mali e Níger pediram aos funcionários que trabalham no estádio Nelson Mandela, em Joanesburgo, que não deixem que as mulheres entrem no piso onde se situam os balneários dos jogadores. A rádio Voz da América noticiou o assunto, tentando, ela própria, confirmar a informação junto das delegações dos quatro países, mas sem sucesso. O mesmo aconteceu quando tentou obter esclarecimentos junto da organização do campeonato. A agência Lusa enviou um email à organização da CAN, mas ainda não recebeu resposta.

    Porém, o assunto já chegou aos ouvidos das autoridades sul-africanas, que não se coibiram de o comentar.

    A comissária para a igualdade de género sul-africana, Javu Baloyi, condenou o pedido de proibição de entrada de mulheres nos estádios. “As mulheres vão a jogos de futebol para apoiar as suas equipas e não para distrair os jogadores. Ganhar ou perder nada tem a ver com as mulheres”, assinalou.

    “Compreendemos que diferentes culturas e diferentes países do continente tenham diferentes crenças, mas aqui, na África do Sul, é preciso respeitar a lei sul-africana e é um absurdo dizer que as mulheres dão azar”, afirmou Troy Martens, porta-voz da Liga de Mulheres do Congresso Nacional Africano (ANC, partido no poder).

    Na África do Sul, acrescentou, “as mulheres são fervorosas apoiantes de futebol, vão assistir a muitos jogos e nunca houve um caso em que uma mulher desse azar”. (opais.net/pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema