Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.8 C
Lisboa
More

    Cabo Verde: XII cimeira de Chefes de Estado arranca hoje

    Questões como a mobilidade no espaço da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a eleição do seu novo secretário executivo vão dominar os trabalhos da XII cimeira de Chefes de Estado e de Governo da organização que inicia nesta terça-feira, na Ilha de Sal, Cabo Verde.

    O Presidente de Angola, João Lourenço, deve chegar a meio da manhã de hoje (terça-feira) à ilha cabo-verdiana.

    A excepção do líder de Timor Leste, mais seis outros estadistas tem presença confirmada à reunião de cúpula da organização de que fazem parte também o Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe.

    A presidência cabo-verdiana, iniciada nesta segunda-feira a nível de ministros e que se estenderá ao nível de Chefe de Estado, adoptou por lema “a cultura, as pessoas e os oceanos”.

    O primeiro dia será reservado a discurso dos estadistas dos países membros e de representantes convidadas e um jantar de confraternização entre si.

    Já o segundo dia reserva a eleição do candidato de Portugal, Francisco Ribeiro Telles para o cargo de Secretário Executivo para o biénio 2019-2020, em substituição da moçambicana Maria do Carmo da Silveira.

    A última cimeira, a XI, decorreu em Brasília, capital do Brasil, a 31 de outubro e 1 de novembro de 2016, quando a presidência brasileira assumiu como prioridade a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030, definida pelas Nações Unidas).

    Os países aprovaram também, nessa ocasião, a nova visão estratégica, que define o rumo da CPLP na próxima década, apontando como principais apostas a “cooperação económica e empresarial, segurança alimentar e nutricional, energia, turismo, ambiente, oceanos e plataformas continentais, cultura, educação e ciência, tecnologia e ensino superior”.

    O documento previa ainda o reforço dos mecanismos para facilitar a circulação de pessoas dentro do espaço lusófono, uma proposta que teve a iniciativa de Portugal e Cabo Verde.

    Se pedia também que a CPLP reforçasse a cooperação com os países que têm estatuto de observador associado da organização (Hungria, República Checa, Eslováquia, Uruguai, ilha Maurícia, Namíbia, Senegal, Turquia, Japão e Geórgia). (Angop)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema