Terça-feira, Maio 28, 2024
17 C
Lisboa
More

    Burundi: Chegada ministro ugandês da Defesa para continuar mediação

    Bujumbura – O ministro ugandês da Defesa, Crispus Kiyonga, chegou hoje, quinta-feira, em Bujumbura para representar o seu presidente, Yoweri Museveni, e a sua mediação entre os diferentes actores da crise burundesa, anunciou o chefe da diplomacia do Burundi.

    BANDEIRA DO BURUNDI
    BANDEIRA DO BURUNDI

    “O ministro acaba de chegar de avião ao meio-dia (10h00 TMG – 11h00 de Angola )”, disse à AFP o ministro burundês dos Negócios Estrangeiros, Aimé – Alain Nyamitwe, sem puder dar detalhes do seu programa.

    Um delegado da sociedade civil indicou à AFP que as delegações devem  reunir-se com o mediador no início da tarde num hotel em Bujumbura.

    O calendário, as modalidades e os pontos de ordem das conversações não foram imediatamente conhecidas.

    O Presidente Museveni, mandatado pelos países da Comunidade do Leste Africano (EAC) para tentar resolver a crise nascida no final de Abril sobre o pedido do presidente burundês, Pierre Nkurunziza, de se candidatar para um terceiro mandato.

    Museveni já tinha recebido terça e quarta-feira os diferentes actores do campo presidencial, a oposição e a sociedade civil, bem como dois ex-chefes de Estado do Burundi.

    Ele deixou o Burundi na quarta-feira garantindo que o seu ministro da Defesa iria continuar quinta-feira com as discussões, após a obtenção das partes de um compromisso de negociar “sem interrupção”.

    Mas o tempo programado para as presidenciais é o dia 21 de Julho, a oposição pretende boicotar, o mesmo feito com as legislativas e municipais de 29 de Junho. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema