Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Automedicação uma das principais causas de internação nas unidades hospitalares

    Medicamentos à base de plantas (Foto: Henri Celso)
    Medicamentos à base de plantas (Foto: Henri Celso)

    A automedicação é uma das causas de internamento por intoxicação em muitas unidades sanitárias na cidade capital, segundo a técnica de saúde do centro materno da Samba Emiliene Dias.

    Em declarações à Angop sobre o tema” Aquisição de Medicamentos no Mercado Informal e os Riscos da Automedicação”, disse que esta prática põe em perigo a vida de numerosas pessoas, devido às reacções alérgicas ao organismo que podem causar a morte.

    Emiliene Dias frisou que os medicamentos têm efeitos benéficos quando são correctamente indicados, porém a administração de doses elevadas de alguns medicamentos, independentemente de ser de forma voluntária ou acidental, é a causa de 28 porcento dos casos de intoxicações.

    Avançou que, de facto, a intoxicação por medicamentos constitui, actualmente, um fenómeno bastante frequente, sobretudo em pessoas idosas e crianças .

    Fez saber que existem vários tipos de intoxicação, nomeadamente por analgésico, sedativos, hipnóticos (Indutores do sono).

    Definiu a automedicação como a prática de ingerir medicamentos sem o aconselhamento de um profissional de saúde qualificado, é a ingestão de medicamentos por conta e risco do próprio paciente.

    “ A automedicação expõe inúmeras pessoas ao perigo, Sendo assim, não compre medicamentos por indicação de amigos, matérias de jornais, revista, entre outros”, exortou.

    Reforçou que os medicamentos devem ser usados de forma racional, a partir de uma prescrição médica, segura, efectiva, a partir de um diagnóstico preciso, resultando em um menor risco de aparecimento de efeitos adversos.

    Referiu que um dos medicamentos com maior consumo sem prescrição médica é os anti-inflamatórios, embora utilizem drogas diferentes, para fins distintos, eles vêm sendo adoptados para todo o tipo de queixa, desde dores de cabeça, na coluna, dor de garganta.

    Explicou que, no seu campo profissional é sabido que os anti-inflamatórios são remédios perigosos e, se administrados indiscriminadamente, podem fazer muito mal, provocando contracção dos vasos, retenção de sódio e água, aumentando a pressão arterial, e colocando em risco o coração e os rins. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema