Sábado, Maio 18, 2024
17.6 C
Lisboa
More

    Angolanos têm dado provas de extraordinária adaptação e resistência às adversidades

    Luanda – O decano do corpo diplomático e embaixador de Portugal no país, Francisco Ribeiro Teles, disse hoje, quinta-feira, em Luanda, que o povo angolano tem dado provas de uma extraordinária capacidade de adaptação e resistência às adversidades.

    Falando durante a tradicional cerimónia de cumprimentos de ano novo, que teve lugar à Cidade Alta, acrescentou que os angolanos têm colocado a sua energia ao serviço da reconstrução de uma nação que, em pleno processo de reconstrução, se vai debatendo com novos desafios e um sentido de exigência e de superação cada vez maiores.

    Referiu que são, por isso, dignos de registo, os progressos feitos no âmbito da desconcentração, da descentralização político-administrativa e da diversificação económica de Angola, para que todas as províncias possam não só beneficiar dos dividendos da paz, mas de igual modo, acompanhar os níveis de crescimento mais altos, reduzindo assim as assimetrias regionais.

    Disse que 2011 foi para Angola um ano intenso e repleto de desafios.

    Segundo Francisco Ribeiro Teles, no plano interno a sua economia viu retomado o ritmo expressivo de crescimento que a marcara, testemunhando os progressos na reconstrução e a criação continua de infra-estruturas, mas também o esforço de consolidação cambial e monetária que tem contribuído para o fortalecimento da sua credibilidade financeira internacional.

    Segundo o diplomata, confrontada com novos reptos, também a jovem democracia angolana tem vindo a fazer o seu caminho, reformando a sua administração, fortalecendo às suas principais instituições, reforçando paulatinamente o papel do parlamento e da administração local, contribuindo para criação de condições para uma sociedade civil mais participativa.

    Referiu que 2011 foi, deste ponto de vista, um ano especialmente enriquecedor.

    Para si, as eleições gerais que se realizam este ano (2012) serão, neste contexto, uma etapa determinante para a afirmação e maturidade das instituições democráticas angolanas.

    O embaixador, reiterou o compromisso dos países e organizações internacionais em cooperar estreitamente com as autoridades angolanas no desenvolvimento do país e saudar, a este propósito, o espírito construtivo com que o Executivo vem encarando a negociação de instrumentos jurídicos bilaterais, que facilitem a circulação de pessoas e bens, criando condições para a execução de projectos importantes para o desenvolvimento económico e social de Angola.
    Reforçou que Angola pode contar com o apoio e a disponibilidade dos seus parceiros bilaterais e internacionais na sua reconstrução e desenvolvimento, tirando o melhor partido da oferta empresarial dos seus quadros, dos seus meios e know-how, em sintonia com as necessidades e prioridades superiormente definidas pelo governo angolano.
    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema