Quinta-feira, Maio 16, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    Angola quer aprovação de resolução sobre RCA

    Genebra – O vice-presidente do Grupo Nacional da União Interparlamentar (UIP), Raul Danda, mostrou-se terça-feira, em Genebra, Suíça, esperançado que o plenário da 130ª Assembleia da UIP aprove o Projecto de Resolução sobre a Situação na RCA.

    Raul Danda, vice-presidente do Grupo Nacional da UIP (ANGOP)
    Raul Danda, vice-presidente do Grupo Nacional da UIP (ANGOP)

    “Há um Projecto de Resolução que esteve a ser analisado e será votado quarta-feira. Queremos acreditar que vai passar, tendo em conta as intervenções que fomos ouvindo ao longo da tarde. Apontam todas no sentido de haver uma preocupação geral relactivamente à situação na República Centro Africana”, referiu.

    Ao resumir a participação de Angola no debate sobre a situação da RCA (ponto de urgência da agenda), disse que o texto do Projecto de Resolução está em condições de ser aprovado, pois vai de encontro ao interesse geral dos países membros.

    Explicou que grande parte dos países, incluindo Angola, defende uma solução pacífica e urgente na RCA, cuja crise humanitária derivada de conflitos étnicos fez já dezenas de mortos e feridos.

    Referiu que a aquele país africano tem registado convulsões permanentes e a sua situação actual é conhecida por todos, acrescentando que “vive quase de sempre de golpes de Estado”.

    Segundo Raul Danda, estes golpes e a indicação constante de Presidentes interinos tem criado uma situação que dá azo à existência de refugiados.

    Considerou fundamental que haja alguma estabilidade na RCA, para evitar que a situação dos refugiados crie também problemas nos países vizinhos, como a República Democrática do Congo (RDC).

    “Justamente por causa disso, é preciso haver alguma estabilidade na RCA. É uma estabilidade que não conhece há muito tempo, mas é necessária. Foram estes aspectos evocados nos debates: o drama em termos políticos, em termos de guerra e em termos sociais ou dos refugiados”, declarou à imprensa.

    Considerou dramática a situação política na RCA e disse que deve merecer uma solução urgente, daí a razão da apresentação deste Projecto de Resolução, uma iniciativa de Marrocos.

    Angola apoiou sem reservas esta proposta dos marroquinos para discutir-se sobre a situação naquele país africano, no ponto de urgência da reunião da UIP. O grupo de países africanos votou maioritariamente no mesmo sentido. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recomenda aumento da produção de petróleo e gás

    O Presidente da República, João Lourenço, recomendou, esta quinta-feira, em Luanda, ao reconduzido Conselho de Administração da Sonangol, o...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema