Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Angola poderá ter 21 milhões de habitantes – INE

    O Instituto Nacional de Estatística (INE) prevê observar cerca de 21 milhões de pessoas durante o Recenseamento Geral da População e Habitação (RGPH), cuja recolha de dados vai decorrer de Julho a Agosto de 2013.

    A informação foi dada hoje (quarta-feira), em Luanda, pelo coordenador geral do Gabinete Central do Censo, Camilo Ceita, durante um seminário com jornalistas sobre censo populacional, no qual destacou o facto do Governo angolano ser dos poucos em África que assumiu individualmente a 100% todas as despesas financeiras do recenseamento.

    “Isso não quer dizer que não estamos a receber ajuda internacional. Este apoio está a ser prestado por via da assistência técnica que passa pela gestão do programa, pela cartografia, manuais, censo piloto e processamento de dados”, referiu.

    Camilo Ceita, que também é o director geral do INE, disse que, na preparação do programa do próximo RGPH e na elaboração do projecto de cartografia associado, o Instituto Nacional de Estatística tem contado com a assistência internacional financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) e o Banco Mundial.

    Referiu que, além da estrutura central e provincial do INE, a preparação do censo 2013 envolverá parcerias com instituições públicas a nível central e local, tanto para a actualização cartográfica como para o apoio logístico à operação, passando pela identificação de indivíduos de confiança para a supervisão e gestão local.

    Quanto à actualização da cartografia censitária do país, o gestor do INE esclareceu que vai ser feita tendo em conta a nova divisão administrativa da capital do país, que inclui os municípios de Luanda, Cacuaco, Cazenga, Viana, Belas, Icolo e Bengo, bem como Kissama.

    O Recenseamento Geral da População e Habitação é uma operação estatística complexa e dispendiosa que qualquer país pode realizar e permite que todos os indivíduos estejam em contacto com o Sistema Estatístico Nacional por se tratar de uma operação que envolve toda a população.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema