Quinta-feira, Maio 16, 2024
18.9 C
Lisboa
More

    Angola aumentou compras de carne ao Brasil após escândalo da “carne fraca”

    A descoberta, em Março passado, de carne brasileira destinada à exportação fora do prazo e com certificação ilegal, não prejudicou as vendas do Brasil a Angola, revela a Associação Brasileira de Proteína Animal, que aponta mesmo para um aumento das compras angolanas de carne brasileira.

    Se antes Angola demonstrava reservas em relação à carne brasileira, hoje o país africano se transformou num dos maiores compradores dos nossos produtos”, avança o empresário Francisco Turra, ex-ministro da Agricultura do Brasil e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

    Em entrevista à publicação online Sputnik Brasil, o responsável revela que “Angola se deu conta de que não havia, como não há, nenhum problema com a carne brasileira e que nós tratamos com a maior seriedade. Então, Angola voltou a comprar a carne brasileira e voltou com muito mais força”.

    As declarações do empresário brasileira surgem meses depois de ter rebentado o escândalo da “Carne Fraca”, que, em Março, levou Angola a suspender as importações de carne ao Brasil.

    Na base da decisão angolana esteve a descoberta, pelas autoridades brasileiras, de subornos a directores de empresas para darem aval a carnes com prazos de validade já ultrapassados, mas adulteradas.

    Entre as práticas ilícitas, foi comprovado o uso de químicos para melhorar o aspecto das carnes, a falsificação de etiquetas com a data de validade ou a inclusão de alimentos não adequados para consumo na elaboração de enchidos.

    escândalo não se repercutiu contudo nos negócios do Brasil com o mercado africano, revela a Associação Brasileira de Proteína Animal, que, para além do crescimento em Angola registou subidas no Egipto, Moçambique, Congo e Benim.

    “Eu diria que 63% dos países da África estão comprando a carne do Brasil. E a tendência é de que este percentual cresça ainda mais”, avança Francisco Turra, que também é presidente da Câmara Brasil-Rússia de Comércio, Indústria e Turismo.

    A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) nasceu da junção da União Brasileira de Avicultura e da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína. (Novo Jornal Online)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema