Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Acessórios inteligentes facilitam a vida dos atletas ao ar livre e são recomendados pelos médicos

    Termos como sistemas de hidratação e ventilação, barrigueira, capacidade e peso de reservatórios parecem saídos de uma oficina mecânica, mas podem estar numa loja de materiais esportivos bem perto de você. Tudo para facilitar a vida de quem faz trilhas, escaladas, ciclismo ou se aventura por aí, ao ar livre. Mochilas indicadas para esses esportes, por exemplo, carregam tudo e ainda reduzem a transpiração e a temperatura das costas. Para tomar $, uma toalha mínima absorve cinco vezes seu peso em água, quase não pesa e ainda seca rápido. Até uma meia não serve mais só para ajudar a calçar a bota: tem várias camadas de proteção. Frescura? Não, isto é recomendação médica.

    – A meia tem que ser apropriada, com material certo, justa para não fazer bolhas e para o pé direito ou esquerdo por causa da curvatura – explica Claudio Gil Soares de Araújo, diretor-médico da Clínica de Medicina do Exercício, que destaca ainda roupas leves e claras, boné, óculos, filtro solar e calçado certo (para a pisada e o terreno) no kit básico do atleta outdoor. Além de água, comida e capa de chuva. – Carregar no bolso um cartão com informações de saúde, nome e telefone de contato também é importante caso aconteça um desconforto no meio de uma trilha, por exemplo – aconselha.

    Para quem está começando, o professor de Fisiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Turíbio Leite, fisiologista do Esporte Clube Pinheiros, indica avaliação médica.

    – É preciso ir ao médico de qualquer jeito, porque se o indivíduo for portador de uma doença e não souber, poderá passar mal. Mas a preocupação deve ser com quem não quer se exercitar – explica.

    Longe dos problemas de saúde, valem as recomendações de não entrar onde não se conhece (principalmente sozinho), graduar a intensidade e o tipo de atividade:

    – Os esportes mais radicais devem ficar para uma segunda etapa, depois de se adquirir condicionamento físico.

    O professor Newton Nunes, especialista em reabilitação cardiovascular pelo InCor, com mestrado e doutorado em Educação Física na Universidade de São Paulo, defende uma entrevista detalhada com o paciente, com ênfase no histórico familiar. Mas falta de ar, dor na região do peito, palpitações, tonturas ou desmaios desencadeados pelo exercício devem ser submetidos à investigação mais detalhada.

    Os bailarinos profissionais Ricardo Mattienso e Renata Tubarão começaram a fazer escaladas esportivas há cinco anos. Ele escala no platô da Lagoa pelo menos três vezes por semana, ela o acompanha em trilhas e escala bem de leve para não correr o risco de se machucar.

    – Tenho 45 anos, faço papéis bem específicos, mas minha mulher é bailarina principal do Teatro Municipal, vai mais devagar para ver o visual – diz ele, que vê semelhanças entre o balé e a escalada: – Fisicamente é um esporte meio arte, parece uma dança, mas com mais riscos.

    Entre os acessórios para o esporte, Mattienso destaca um bom óculos (algumas pedras soltam fuligem), boné (para proteger o rosto do sol), roupas de elastano (para não limitar os movimentos), uma boa sapatilha e mochila com o costado confortável, que “respire” bem – além de cordas, freios e proteções do equipamento de segurança.

    – Não dá para economizar com equipamento, tudo tem que estar em perfeito estado. A escalada trabalha bem o corpo e a concentração, mas é perigoso, requer atenção e disciplina – diz.

    Fonte: Globo
    Foto: Pablo Jacob

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema