Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    A sonda Opportunity entrou em coma em Marte. E se não voltar a acordar?

    A mais antiga sonda enviada para Marte não dá sinais de vida desde 10 de Junho, após uma tempestade no planeta. A NASA teme que não volte a acordar. Ou que, se regressar à vida, já não seja a mesma.

    Há poucos dias, durante o mais longo eclipse lunar dos próximos 105 anos, um outro fenómeno acrescentou um bónus à observação nocturna: Marte esteve mais perto do que alguma vez se viu nos últimos 15 anos. A última vez que o nosso planeta vizinho tinha estado tão perto de nós foi em 2003, quando a NASA, a agência espacial norte-americana, aproveitou a ocasião para enviar a sonda Opportunity para a superfície marciana com a missão de estudar a superfície de Marte. A sonda Opportunity estava pensada para viver apenas durante 90 dias marcianos, mas manteve-se tão bem de saúde que a NASA ainda não a reformou. Agora, mais de 15 anos após o início da missão, a vida do Opportunity está em causa. E a agência teme que seja o fim da mais antiga sonda espacial alguma vez enviada para o planeta.

    Os primeiros sinais de que alguma coisa não estava bem chegaram algures entre 30 de maio e 6 de Junho, desvenda o diário de bordo que a NASA mantém da sonda e que publica através de um blogue gerido pelo Laborotário de Propulsão a Jato (JPL). Nesse intervalo, a agência espacial norte-americana notou que “uma tempestade de poeira regional está a afectar o Opportunity”: “A primeira indicação de uma tempestade de poeira a 621,37 milhas (1.000 quilómetros) do Opportunity foi recebida na noite de sexta-feira”, depois de o Mars Reconnaissance Orbiter — uma máquina que órbita o planeta em busca de sinais da existência de água no passado marciano — ter encontrado sinais de “uma tempestade persistente, mas ainda muito distante” que estava a “afectar a opacidade atmosférica no local” onde o rover estava. (Observador)

    por Marta Leite Ferreira

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema