Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Presidente angolano confia no vigor e resiliência do povo namibiano

    O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, afirmou-se convencido de que o povo namibiano saberá transformar a dor e tristeza pela perda do seu Presidente, em energia para se dedicar, com vigor, à construção da sua nação.

    João Lourenço espera que os namibianos saberão dedicar-se à construção da Nação, forte, resiliente e exemplar em termos de estabilidade, segurança e paz, que o Presidente Hage Geingob tinha no seu projecto de Nação.

    O Presidente angolano falava no Independence Stadium, em Windhoek, na cerimónia fúnebre de Estado, pelo passamento físico de Hage Geingob, a 4 de Fevereiro, vítima de cancro.

    “Cabe-me, na qualidade de Presidente da República de Angola e em exercício da SADC, a dolorosa responsabilidade de render homenagem nesta cerimónia profundamente triste, em que nos despedimos para a eternidade do nosso irmão, amigo, camarada e companheiro de luta, o Presidente Hage Geingob”, disse João Lourenço.

    Para o estadista, o falecido Presidente da Namíbia era uma figura incontornável do processo de libertação de África, um intrépido defensor da liberdade, da democracia e da dignidade dos povos africanos e namibiano em particular, pelo qual dedicou grande parte da sua vida.

    “Em nome dos líderes e dos povos da SADC e dos nossos parceiros, gostaria de dizer que o legado deixado pelo nosso camarada de quem hoje nos despedimos deve ser preservado e servir como referência para a concretização dos grandes objectivos da SADC e de África, como forma de homenagearmos esta grande figura africana da nossa história contemporânea”, sublinhou.

    João Lourenço destacou o papel activo e impulsionador que Hage Geingob desempenhou, enquanto Presidente em exercício da SADC em 2018, durante a qual liderou a agenda de industrialização regional.

    Segundo o Chefe de Estado angolano, Gueingob promoveu o desenvolvimento de infra-estruturas regionais, a capacitação dos jovens e o desenvolvimento sustentável da região, no âmbito do cumprimento dos objectivos a que a sua presidência se propôs alcançar.

    Realçou ainda o papel que o estadista namibiano exerceu na defesa da paz, da estabilidade e da segurança da região, “premissas fundamentais para o desenvolvimento económico e social da nossa sub-região”.

    “Os feitos do Presidente Hage Geingob são de tal dimensão e de tão grande amplitude que não conseguiríamos descrever em breves palavras o modo como se dedicou e se entregou à causa da construção do progresso e do desenvolvimento da sua nação, da África Austral e do continente africano no geral”, afirmou.

    Em relação aos dois países, João Lourenço referiu que ao longo dos anos da luta comum contra o regime do Apartheid da África do Sul, Angola e Namíbia estabeleceram inquebrantáveis e duradouros laços de amizade, irmandade e de cooperação que orgulham os mesmos.

    “A dor do povo namibiano é nossa dor e, por esta razão, estamos presentes para partilhar esta dor e dizer que em momentos difíceis como este, podem contar sempre com a nossa solidariedade”, frisou o Chefe de Estado.

    À viúva do malogrado, aos filhos, a toda família enlutada, ao povo e ao Governo namibiano, em nome delo Executivo angolano e no da SADC, o Presidente João Lourenço apresentou os “mais profundos sentimentos de pesar”.

    João Lourenço foi o primeiro dos Chefes de Estado a intervir na cerimónia, de uma lista que incluiu os seus homólogos do Botswana, Burundi, Etiópia, Alemanha, Malawi, Moçambique, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

    Domingo está reservado ao funeral de Hage Geingob, no Heroes’ Acre, entre as 10h00 e as 12h00, sendo os portões abertos ao público às 06h00. ADR/VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema