Quinta-feira, Maio 16, 2024
13.5 C
Lisboa
More

    Angola participa da reunião da NEPAD

    Angola participou, em formato virtual, esta terça-feira, na 41.ª Sessão de Orientação dos Chefes de Estado e de Governos da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) que serviu para apresentação do Relatório de Desempenho de 2023.

    De acordo com uma nota de imprensa, o evento, foi acolhido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

    Na ocasião, Téte Antônio saudou a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) pela avaliação feita do investimento de infra-estrutura a nível do continente.

    Frisou ser necessário manter a tendência do desenvolvimento das infra-estruturas, tendo em conta o impacto que elas têm para o engrandecimento de África.

    O diplomata apelou aos países membros a Implementarem projetos neste domínio, essencialmente nas áreas da saúde, energia e digitalização, entre outras.

    Durante o encontro, foi, igualmente, apresentado o Relatório de Progresso sobre a Iniciativa do Campeão Presidencial de Infra-estrutura da NEPAD (PICI).

    A Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) é um programa socioeconómico da União Africana (UA) e visa, de entre outros objectivos, a erradicação da pobreza, a promoção do crescimento e o desenvolvimento sustentável, integração do continente africano na economia mundial e o aceleramento do empoderamento das mulheres.

    Pretende, também, coordenar e executar projectos regionais e continentais prioritários para promover a integração regional rumo à realização acelerada da Agenda 2063, reforçar a capacidade dos Estados-membros e dos organismos regionais da União Africana.

    Visa ainda promover o apoio consultivo baseado no conhecimento, realizar toda a gama de mobilização de recursos e servir como interface técnico do continente com todas as partes interessadas e parceiros de desenvolvimento de África.

    Nesta 41.ª Sessão de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da NEPAD, os participantes discutiram formas de ajudar os Estados-membros e as Comunidades Económicas Regionais (CER).

    Apontaram o reforço da capacidade em áreas-chave como alimentação e nutrição, energia, água, infra-estruturas, tecnologia de informação e comunicação e economia digital, governação dos recursos naturais, alterações climáticas e desenvolvimento e inovação do capital institucional e humano.

    Angola participou deste certame a convite do Presidente do Egipto, Abdel Fattah El-Sisi, na qualidade de presidente do Comité de Orientação dos Chefes de Estado e de Governo da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África. FMA/VIC

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema