Segunda-feira, Maio 20, 2024
13.9 C
Lisboa
More

    Peixe abissal muito raro encontrado entre a Madeira e o Algarve

    Um raro peixe abissal, que vive a mais de 1000 metros de profundidade, foi encontrado pela primeira vez no Atlântico Norte, entre a ilha da Madeira e o Algarve, revela um artigo publicado na revista Journal of Fish Biology.

    Este peixe, da espécie Cetichthys indagator, tem 15 centímetros de comprimento e é castanho, com barbatanas cor de laranja e uma boca que lembra a das baleias. Foi capturado a 24 de Novembro de 2010, entre os 1000 e 4400 metros de profundidade e a 370 quilómetros a Nordeste do arquipélago da Madeira, pelas redes do R/V Meteor M83/2, navio utilizado numa expedição da Universidade de Hamburgo.

    O animal – da família Cetomimidae – foi identificado por Rui Pedro Vieira, então estudante de mestrado no Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve e que participou nas cinco semanas de expedição, liderada pelo investigador Bernd Christiansen, da Universidade de Hamburgo. A missão teve como objectivo o estudo do monte submarino de Ampère, entre o Algarve e o arquipélago da Madeira.

    “Este peixe é raríssimo. Parece que se encontra em todos os oceanos, mas este é o primeiro registo em todo o Atlântico Norte e apenas o quinto exemplar de que há registos”, sublinhou ao PÚBLICO Rui Pedro Vieira, 25 anos, autor principal do estudo publicado recentemente na revista Journal of Fish Biology e hoje bolseiro de investigação do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro.

    “Fizemos arrastos na coluna de água e no fundo do oceano e este peixe veio na rede, misturado com muitas outras espécies”, acrescentou Rui Pedro Vieira, que, confessa, tem um interesse pessoal por estes peixes abissais. “Chamou-me a atenção este peixe, com barbatanas cor de laranja. Identifiquei-o a bordo [do navio] e já no Museu de Zoologia da Universidade de Hamburgo confirmámos a sua identidade”, disse ainda.

    Estes peixes de profundidade, sem interesse comercial, são esquecidos e pouco conhecidos, acrescentou o biólogo. Até ao momento, há dados referentes a dois exemplares do Cetichthys indagator apanhados ao largo da África do Sul. Foram os primeiros desta espécie a ser descobertos, numa expedição de 1950 a 1952. Outro exemplar foi encontrado entre a Austrália e a Nova Zelândia e outro ainda perto do Japão. O peixe encontrado ao largo de Portugal está agora no Museu de Zoologia de Hamburgo.

    Fonte: PUBLICO

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema