Segunda-feira, Maio 20, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    “Disse aos polícias que era jornalista. Foi o pior que fiz”

    O jornalista José Honório fala sobre o dia em que foi espancado e detido por agentes da polícia, na província angolana de Benguela. Colegas de profissão sentem-se ameaçados.

    O jornalista José Honório, da agência angolana de notícias Angop, foi espancado e torturado em meados de novembro, quando tentava defender algumas mulheres zungueiras vítimas de maus-tratos por parte de efetivos das forças de segurança.

    “Eu disse aos senhores polícias que sou jornalista da Angop. Foi o pior que fiz”, contou José Honório em declarações à DW. “Mal ouviram que eu era jornalista, os senhores reforçaram a brutalidade e conseguiram quebrar a minha resistência, começaram a pontapear-me, a bofetear-me, algemaram-me como eu se fosse um criminoso.”

    Jornalista foi ameaçado de morte

    As consequências da agressão são visíveis no corpo de José Honório – o jornalista sofreu um trauma na coluna cervical.

    “Por um instinto de sobrevivência, enquanto me levaram, eu gritava em nome do comandante Aristófanes dos Santos [comandante provincial da polícia em Benguela]: ‘Deixem-me em paz, se me quiserem levar, levem-me, mas não me agridam mais. E eles disseram: ‘se o comandante é teu tio, não nos vai acontecer nada, hoje vamos matar-te’.”

    Três dos nove agentes da polícia ligados ao comando municipal de Benguela e implicados na agressão ao jornalista estão detidos, sob medida disciplinar. O jornalista diz que estava identificado, vestindo uma camisola com o logótipo da Angop bem visível. Inicialmente, José Honório foi detido. Agora, encontra-se em recuperação por recomendação médica.

    Ernesto Chiwale, porta-voz da polícia em Benguela, disse que o jornalista foi detido por alegadamente ter obstruído a atividade dos efetivos em serviço.

    “Face ao comportamento insurgente do cidadão José Honório, que chegou ao extremo de pegar o braço de um dos agentes para retirar a bacia com produtos apreendidos, os agentes da polícia decidiram pela detenção do mesmo, por ter interpretado a sua atitude com obstrução da atividade policial que desenvolviam”, afirmou Ernesto Chiwale.

    Para Paulino Chipetula, advogado de jornalista detido, as informações divulgadas pela polícia não passam de uma farsa.

    O inquérito “está viciado”, comenta Paulino Chipetula. “Era mais fácil a polícia não se pronunciar, porque, com esse comportamento, estaremos a cair num Estado de perigosidade – o cidadão não terá como confiar nas instituições policiais. Em momento algum o José Honório faltou ao respeito dos agentes da polícia. Já demos abertura a dois processos-crime.”

    Clima de medo

    Pedro Chindele, que trabalha como jornalista na Rádio Ecclesia em Benguela, diz que paira um clima de insegurança na classe jornalística.

    “Se a polícia trata desta forma até um jornalista, que poderia ser um parceiro, acreditamos que, do ponto de vista da proteção e segurança, estamos ainda aquém [do que devíamos], porque somos tratados de forma desumana, como se fossemos delinquentes.”

    A organização não-governamental Omunga repudiou igualmente o comportamento dos agentes da ordem pública.

    “Ao olhar para o que aconteceu ao cidadão José Honório e a outras pessoas, às vezes perguntamo-nos se é uma ação típica de uma entidade policial ou de um grupo de delinquentes, que se intitulam agentes da polícia”, diz João Malavindele, coordenador da ONG.

    “Houve violação dos direitos humanos e houve desrespeito entre as instituições, até porque estamos a falar de uma instituição, no caso a Angop, que é pública, e a polícia também é uma instituição pública”, concluiu.

    DW
    Por Daniel Vasconcelos em Benmguela

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema