Segunda-feira, Maio 20, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    “É impossível isolar a Rússia”, afirma Vladimir Putin

    O presidente russo, Vladimir Putin, declarou esta quarta-feira que “será impossível [para o ocidente] isolar a Rússia”, enquanto discursava num fórum económico em Vladivostok, na Rússia. O mandatário não descartou a possibilidade de limitar a exportação de cereais para os países europeus.

    “Não importa o quanto alguns países queiram isolar a Rússia, é impossível fazê-lo”, disse o presidente russo Vladimir Putin durante um fórum económico dirigido para a Ásia a decorrer em Vladivostok, na Rússia.

    O chefe do executivo russo acrescentou que a Rússia resistirá à “agressão económica, financeira e tecnológica” ocidental, e que fará de tudo para proteger os interesses nacionais contra aquilo que julga ser uma “febre sancionadora” do Ocidente, que almeja impor “modelos comportamentais” que atentam contra a soberania dos países.

    Discursando para toda a região Ásia Pacífico, Putin salientou que a esmagadora maioria dos países asiáticos estimam que as sanções contra Moscovo são inaceitáveis.

    Ele aproveitou para abordar a questão do peso económico do continente asiático na economia mundial, que segundo ele está a crescer e deve passar de 37,1% em 2015 para 45% do PIB global em 2027.

    “Talvez deveríamos pensar em limitar a exportação de cereais para a Europa”

    Relativamente às exportações de cereais ucranianos, o chefe de Estado teceu duras críticas às exportações de cereais para o velho continente. Vladimir Putin disse que “quase todos os cereais exportados desde a Ucrânia não são enviados para os países mais pobres e em desenvolvimento, mas para a União Europeia”, e acrescentou que desta maneira “a magnitude dos problemas alimentares no mundo continuará a aumentar”.

    O presidente russo considera conversar com o seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, para limitar as exportações de cereais e outros alimentos para o continente europeu.

    Finalmente, Putin admitiu que alguns sectores da economia russa estão a atravessar dificuldades, nomeadamente as empresas e indústrias que dirigem parte das suas exportações para a Europa, e estima que a inflação deve chegar a 12% até ao final do ano.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Os EUA pretendem remodelar as cadeias de abastecimento globais na Ásia, e a China contorna isso com investimentos em países asiáticos

    Os aumentos tarifários do presidente Joe Biden sobre uma série de importações chinesas são apenas as últimas medidas dos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema