Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    APROCAL realiza assembleia de renovação de mandatos, 12 anos depois

    A assembleia será agora realizada, depois de 12 anos, correspondentes a dois mandatos, por falta de condições materiais e técnicas, e questões financeiras. Para a devida candidatura, os membros deverão ter as quotas pagas, tida como uma das condições fundamentais para o feito.

    Doze anos depois (correspondentes a dois mandatos), a Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL) realiza, a 19 do mês corrente, a assembleia de renovação de mandatos para a eleição do novo corpo directivo, correspondente ao período de cinco anos (2021/2025).

    As candidaturas dos membros desta organização, que arrancam hoje, forma entregues até ontem, 13, na sede da associação, cujas listas devem integrar 11 associados, sendo que um deverá ser o cabeça de lista.

    Para a devida candidatura, os membros deverão ter as quotas pagas, uma das condições fundamentais para o efeito. Nestes termos, serão avaliados os projectos de acção apresentados, assim como a capacidade dos membros, em termos de cumprimento. A comissão que vai coordenar o evento para a eleição do novo organismo, constituída no transacto mês, é presidida por Carlos de Jesus Vieira Lopes.

    De acordo com o secretário-geral da APROCAL (em funções), António de Oliveira (Delon), a lista dos órgãos sociais da APROCAL, que se reflecte na mesa da assembleia, é composta por três elementos: o presidente, o vice-presidente e o secretário que pretende eleger na referida actividade, com base na lista vencedora.

    Nesta assembleia de renovação de mandatos vão também escolher os membros de direcção, que inclui o presidente de direcção, vice-presidente de direcção, o secretário-geral, secretário para a acção cultural e o secretário para formação e administração e finanças.

    Existe ainda o conselho fiscal da APROCAL, constituído por um presidente e dois vogais. Quanto ao número de listas, o responsável avançou que será definido através das candidaturas dos membros a serem recepcionadas.

    “A direcção actual vai cessar e surgirá uma nova. O mandato termina tão logo a outra direcção tome posse. Finalmente, teremos esta assembleia, que vai dar a oportunidade para os membros se inscreverem, na tentativa de se gerir a organização”, explicou.

    Acções da APROCAL
    Dentre os trabalhos que a nova direcção vai abraçar, além do seu projecto de acção, consta a garantia do resgate das danças tradicionais, a criação de condições para a revitalização do Carnaval a nível dos municípios, a criação de condições para assegurar o reavivamento das manifestações culturais extintas, ou em via de extinção e a projecção da associação em fórum nacional e internacional.

    Delon, que é o secretário há oito anos (sem eleição), foi, igualmente, convidado a integrar uma das listas em concorrência. Disse que, para todos os que se revêm na associação, significa reforçar a organização, em temas de grupos de Carnaval, fortalecer as contribuições naquilo que são os valores culturais, da tradição à modernidade do Carnaval e tornar a APROCAL numa organização interventiva na sociedade, de modo a tornar o produto cultural atractivo.

    Razões do adiamento das assembleias
    António de Oliveira disse que a referida assembleia deveria ser realizada assim que o antigo secretário-geral, Manuel Silva, pediu demissão, devido a questões de saúde, isto entre 2009 e 2010. Mas que não ocorreu há 12 anos, por falta de condições materiais, técnicas e questões financeiras.

    “Andamos a arrastar esta assembleia, porque a associação não é uma instituição de utilidade pública. Ela depende de doadores. Então, nem sempre estamos em condições de realizar aquilo que são os nossos verdadeiros actos”, aclarou.

    A associação
    A APROCAL foi criada em 1999, com o objectivo de ajudar na realização da “festa do povo” na capital, assim como servir de elo entre o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente e os grupos carnavalescos.

    Actualmente possui 47 membros colectivos e 82 membros individuais. Dos mais de 40 grupos carnavalescos registados, 23 subscreveram o pedido para a Assembleia-Geral da APROCAL.

    Publicidade

    spot_img
    FonteO País

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema