Quinta-feira, Maio 16, 2024
14.4 C
Lisboa
More

    Paquistão e China discutem situação na Caxemira

    A “deterioração” situação na Linha de Controlo em Kashmir veio à discussão entre o ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi e ministro das Relações Exteriores do Paquistão Shah Mehmood Qureshi na sexta-feira, de acordo com declarações de Islamabad e Pequim.

    “O ministro das Relações Exteriores Qureshi sublinhou que a situação da segurança regional estava a se deteriorar e sublinhou que a postura beligerante da Índia e as políticas expansionistas estavam a colocar em risco a paz na região”, avança um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão, que também se referia a supostas violações dos direitos humanos e a recente mudança na política. leis de domicílio. “O ministro das Relações Exteriores do Paquistão informou também ao seu homólogo sobre as repetidas violações cometidas pela Índia em todo o LOC”, afirmou o comunicado.

    Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores chinês Wang Yi disse que “a China e o Paquistão devem trabalhar juntos para enfrentar os riscos e desafios e salvaguardar os interesses comuns dos dois países e a paz e estabilidade regionais. Por um longo tempo, a China e o Paquistão sempre se entenderam e se apoiaram, mantiveram-se firmemente em questões que envolvem os interesses essenciais de cada um e são parceiros sinceros de confiança”, afirmou o comunicado do Ministério das Relações Exteriores chinês, acrescentando que os” dois lados também trocaram opiniões sobre uma ampla gama de tópicos, como a situação na Caxemira, no Afeganistão e no sul da Ásia”.

    Significativamente, a conversa ocorreu no dia em que Shah Mehmood Qureshi anunciou que havia testado positivo para o COVID-19 .

    O telefonema entre os dois líderes vem em meio a especulações de que China e o Paquistão estão a apresentar uma frente comum no impasse entre o exército indiano e as tropas do PLA na Linha de Controlo Real no leste de Ladakh, o que pode exigir que a Índia se prepare para um guerra de frente”. Na sexta-feira, a Índia também havia emitido uma demarca ao Paquistão devido a incidentes crescentes de violações de cessar-fogo por forças paquistanesas ao longo da Linha de Controlo (LoC) e do Limite Internacional (IB).

    Contrariando as alegações do Paquistão sobre o LoC, fontes do governo disseram que a Índia registou um “forte protesto contra as contínuas violações de cessar-fogo não provocadas pelas forças paquistanesas ao longo do LoC e do IB, que estão em contravenção ao entendimento do cessar-fogo de 2003”.

    “Este ano, até Junho de 2020, 14 indianos foram mortos e 88 foram feridos em mais de 2.432 violações não provocadas de cessar-fogo realizadas pelas forças paquistanesas”, disseram as fontes, acrescentando que o tiroteio no Paquistão deveria servir de cobertura para a travessia. infiltração nas fronteiras de terroristas.

    “Apesar dessas preocupações terem sido compartilhadas, inclusive por meio do canal de operações militares do director-geral, as forças do Paquistão não cessaram essas actividades”, disseram as fontes.

    Em sua conversa, os Ministérios das Relações Exteriores chinesas e paquistanesas também se referiram à sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta semana, onde a Índia havia levantado preocupações sobre a situação em Hong Kong.

    “A China reconhece que o Paquistão, juntamente com mais de 50 países amigos na 44ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, apoia firmemente a legislação de segurança nacional de Hong Kong e se opõe ao uso de questões relacionadas a Hong Kong para interferir nos assuntos internos da China”, disse o Declaração do MFA chinês.

    Qureshi disse que “reiterou que o Paquistão continua comprometido com a ‘política da China única’ e apoia firmemente a China em seus principais interesses, incluindo Hong Kong, Taiwan, Tibete e Xinjiang”.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Excesso de capacidade na indústria siderúrgica da China se espalha para os mercados de exportação

    Uma investigação do Ministério do Comércio da Tailândia poderá ampliar as medidas anti-dumping contra bobinas de aço laminadas a...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema